Notícias | Beach Tennis
Seleção treina para o Mundial em torneio no Rio
06/07/2018 às 21h27

Vinicius Font e Rafaella Miiller em ação durante torneio em Copacabana.

Foto: Paulo Carneiro/Arquivo

Rio de Janeiro (RJ) - A praia de São Conrado, na zona sul do Rio, sedia de 13 a 15 deste mês, a 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour e dois períodos de treinamentos dos seis brasileiros que vão disputar o Mundial por equipes de Beach Tennis, em Moscou, entre 7 e 12 de agosto. O Brasil, vice-campeão no ano passado, irá buscar o título que não consegue desde 2013.

Os convocados Raffaela Miiller, 5ª do mundo, Joana Cortez (7ª), Marcela Vita (12ª), Vinicius Font (13º) e os santistas Thales Santos (20º) e Marcus Ferreira (21º) vão treinar sob a supervisão do capitão Alex Mingozzi, italiano radicado há dois anos e meio em Porto Alegre (RS), na sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14, a partir das 14h, e em paralelo vão brigar pelo troféu na 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour, circuito em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, que define os convocados para a Copa das Federações de Beach Tennis, em outubro, durante a Semana Guga Kuerten, em Florianópolis (SC).

"Serão treinos específicos e técnicos, os últimos aqui antes de nos encontrarmos de novo na Itália para os treinos finais, antes da viagem à Rússia. Será um grande final de semana de Beach Tennis pois além dos treinos teremos o Rio Beach Tennis Tour, vou assistir a algumas partidas para acompanhar os atletas", apontou Mingozzi, um dos maiores vencedores da história da modalidade, foi número 1 do mundo, tricampeão mundial de duplas e campeão europeu por equipes com a Itália, que é o berço do esporte.

A Itália mais uma vez é a favorita e o país a ser batido na Rússia. "Tudo depende de como a chave será sorteada, mas além da Itália, que é sempre favorita, temos a Rússia, que tem dois jogadores de alto nível, é uma equipe muito perigosa. A França, com uma equipe muito boa, com dois meninos que venceram alguns italianos pela Europa recentemente, estão passando por um momento de muita confiança. A Alemanha tem uma equipe muito boa, tem uma mulher entre as melhores e dois caras fortes. A Venezuela, com uma equipe boa. Cada ano é mais difícil e mais países chegam na briga. Teremos que ficar muito focados e jogar nosso melhor", seguiu Mingozzi.

O capitão, que assumiu o comando técnico nacional no início deste ano, já tem um time na cabeça para os jogos. A cada confronto disputado será uma partida masculina, uma feminina de duplas e um duelo de dupla mista. Mesmo assim, ele pretende fazer variações. "Tenho algumas ideias. Conforme quem formos enfrentar na Rússia, podemos trocar algumas duplas, mas o principal é o Vini Font, que é um dos melhores de dupla mista do mundo, se mistura com todas as meninas, e no masculino, Marcus e Thales, que são muito fortes, podem se misturar com o Vini na dupla masculina. Temos boas opções."

Todos os seis convocados vão disputar o Rio Beach Tennis,  atrás da premiação de R$ 5 mil, e os cariocas em especial buscam vaga na Copa das Federações pelo estado do Rio. "Fico feliz que o Rio de Janeiro tenha um circuito bem organizado, boa oportunidade para os jogadores se manterem ativos, focados. O que nos preocupava um pouco é que os nossos atletas iriam para o Mundial da Rússia com uma pausa de dois meses sem jogarem torneios ITF. Mesmo que não valha pontos para o ranking mundial, o Rio Beach Tennis Tour estará bem forte, com os melhores do país, e será uma ótima preparação para a Rússia.”

Além dos atletas da seleção, a competição terá Ralff Abreu e Diogo Carneiro, empatados no 14º lugar do mundo, Samantha Barijan, 15ª, e Flávia Muniz, 31ª, contabilizando ao todo todos os 11 melhores ranqueados do país no top 50 da tabela mundial da Federação Internacional. O segundo final de semana do evento, entre 27 e 29 de julho, será voltado aos amadores, além dos jovens da categoria Sub 14 e os veteranos da 40+.

"Ser palco dos últimos treinamentos no Brasil do time que nos representará no Mundial da Rússia é uma honra. Estamos muito felizes e ansiosas pelos jogos", destacaram Daniela Bergamo e Esther Sanches, idealizadoras do Rio Beach Tennis Tour. As inscrições seguem abertas até o dia 9, segunda-feira, e podem ser realizadas através do site https://www.riobeachtennis.com.br/.

Comentários