Notícias | Dia a dia
Monteiro perde chance e cai nas oitavas em Istambul
03/05/2018 às 15h55

Monteiro chegou a liderar o último set por 5/2 e foi quebrado ao sacar para o jogo

Foto: Divulgação

Istambul (Turquia) - Por muito pouco, Thiago Monteiro não conseguiu ser o segundo brasileiro classificado para as quartas de final do ATP 250 Istambul. O cearense esteve a um game da vitória e chegou a sacar para o jogo, mas permitiu a reação ao thceco Jiri Vesely, sétimo favorito e 84º do ranking, por 6/2, 2/6 e 7/6 (7-3) em 2h27 de partida.

Depois de vencer dois jogos no quali e ainda avançar uma rodada a chave principal, Monteiro receberá 32 pontos no ranking em uma semana sem resultados a defender. Ex-número 74 e atual 131º colocado, o cearense poderia voltar ao grupo dos 120 melhores do mundo se tivesse vencido nesta quinta-feira.

Além disso, Monteiro teria chances de avançar ainda mais na chave. Ele poderia enfrentar o número 4 do mundo Marin Cilic já na próxima rodada, mas o croata não confirmou a condição de principal nome do torneio e foi eliminado pelo tunisiano Malek Jaziri, 78º do ranking, por 6/4 e 6/2. Jaziri e Vesely duelam por vaga na semi a partir das 11h (de Brasília) desta sexta-feira.

O começo de partida não foi bom para Monteiro, que foi quebrado em seus dois primeiros games de serviço e não teve oportunidades de diminuir a desvantagem. O cearense ainda salvou dois set points quando perdia por 5/1 antes de confirmar o serviço, mas não conseguiu evitar a perda da parcial.

Monteiro reagiu no começo do segundo set ao vencer doze dos treze primeiros pontos disputados para liderar por 3/0. O número 2 do Brasil também foi muito mais seguro em seu saque, com apenas três pontos cedidos, e criou oportunidades de quebra em outros dois games de serviço do tcheco, aprovitando uma dessas chances.

Quebrado no game de abertura do set decisivo, Monteiro buscou o empate de imediato. O cearense confirmaria seus dois games de saque subsequentes com facilidade, ao ceder apenas um ponto, e conquistou mais uma quebra após um winner de devolução sobre o tcheco.

Depois de sustentar a vantagem até liderar por 5/2, o cearense não aproveitou a chance de sacar para o jogo e permitiu o empate. O tiebreak começou bom para o canhoto de Fortaleza, que contou com um erro do rival em um bate-pronto junto à rede, mas Monteiro acabou cometendo cinco erros não-forçados que custaram-lhe a eliminação.

Com a eliminção de Monteiro, a participação brasileira no torneio fica por conta de Rogério Dutra Silva, que abre a rodada das quartas de final e enfrenta o japonês Taro Daniel às 6h30 (de Brasília) desta sexta-feira. Número 1 do Brasil e 121º do ranking, o experiente paulista de 34 anos terá um duelo inédito contra o rival que ocupa atualmente a 114ª colocação.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis