Istambul (Turquia) - Quase três meses depois de atingir a semifinal de Quito, o canhoto cearense Thiago Monteiro enfim voltou a vencer partidas em nível ATP. Ele precisou de três sets para derrotar o austríaco Gerald Melzer no saibro turco, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/1.
Monteiro vinha colecionando resultados frustrantes desde fevereiro, com derrotas precoces em Buenos Aires, Rio e São Paulo, challenger de Santiago e Miami. Isso também interferiu em suas atuações irregulares na Copa Davis. Na semana passada, sequer furou o qualificatório de Budapeste.
O jovem cearense de 23 anos e 131º do ranking enfrentará agora o canhoto tcheco Jiri Vesely, cabeça 7 da semana, que superou sem dificuldades o veterano espanhol Daniel Gimeno, saído do qualificatório, por 6/3 e 6/1. Se avançar, poderá então encarar o croata Marin Cilic.
Derrotado por Melzer nos dois duelos anteriores, Monteiro teve um início consistente e se valeu do baixo desempenho do adversário no serviço, com apenas 50% de aproveitamento. Melzer chegou a ter 5/1 no segundo set antes que o brasileiro iniciasse reação, mas sem evitar a queda. A devolução foi o ponto alto de Monteiro na série decisiva, obtendo 45% de sucesso diante do primeiro saque e 80% frente ao segundo serviço.