Notícias | Outros
Porto Alegre: Heide ganha os 16 anos, Isadora é vice.
03/03/2018 às 21h29

Gustavo Heide derrotou Pedro Boscarin na final.

Foto: Gabriel Heusi/ Heusi Action

Porto Alegre (RS) - O brasileiro Gustavo Heide conquistou o título dos 16 anos masculino do 35º Juvenil de Porto Alegre. O paulista de Ribeirão Preto teve um excelente desempenho e ganhou seu segundo título Cosat na temporada. Em duelo nacional, Heide derrotou o catarinense Pedro Boscardin Dias, em dois sets, placar de 6/2 e 6/3.

Heide acha que fez sua melhor partida no torneio e conseguiu executar tudo que seu treinador pediu. "Consegui mesclar bem entre agredir bastante e errar pouco. Fiz tudo certo e, principalmente, saquei bem nos momentos importantes, estava tranquilo na maioria dos pontos. Apesar de não estar entre os favoritos no começo do torneio, fui comendo pelas beiradas e acabei campeão. Muita alegria sair vencedor aqui em Porto Alegre, num torneio tão importante", destacou.

Apesar da conquista, Heide não garantiu a vaga no circuito europeu, conquistada por Boscardin por conta da conquista de duplas no torneio ao lado do parceiro de treinos, João Loureiro. Os dois venceram na final o uruguaio Francisco Llanes e o chileno Sebastian de Filips por 7/6 (7/3) e 6/0. Boscardin terminou em 4º lugar e Loureiro em primeiro, garantindo presença na série de torneios na Europa no meio do ano, com tudo pago pela Confederação Sul-Americana.

Gaúcha é vice nos 16 feminino - A uruguaia Guillermina Grant venceu a gaúcha de Carazinho, Isadora Machado, na decisão dos 16 anos feminino, por duplo 6/1. Grant comentou que está numa grande fase, ganhando o segundo evento sul-americano seguido. "Acho que fiz uma grande final, saiu tudo como planejei, estou me divertindo em quadra, assim as coisas acontecem naturalmente. Muito contente por mais uma semana onde joguei bem e acabei campeã.” Satisfação também de Isadora Machado, apesar da derrota. “O placar não diz como foi o jogo, quase todos os games foram parelhos, mas na hora da decidir caiu para o lado dela. Joguei bem e Grant melhor ainda. Mas o mais importante foi que cumpri meu objetivo, que era de chegar à final e melhorar meu jogo em quadra," analisou a gaúcha.

Filho de Daniel vence os 12 anos - Em final gaúcha, quem festejou duplamente foi Davi Daniel, de 10 anos, na Sogipa. Vindo de três derrotas seguidas, o jovem de Passo Fundo desta vez venceu o conterrâneo Thiago Guglieri, de Porto Alegre, do Grêmio Náutico União, por 6/3 e 6/4. Filho do ex-tenista profissional Marcos Daniel, que foi 56 do mundo e um dos melhores do país, Davi acha que desta vez fez a tática certa para conseguir sua primeira vitória sobre o adversário. "Mudei um pouco meu jogo em relação aos anteriores. Joguei bem melhor, consegui atacar bastante e errar menos. Agora é buscar bater o recorde do meu pai de sete títulos na competição, já tenho quatro e tenho muitos anos ainda para jogar", argumentou. Nas duplas, ele e seu adversário da final de simples, Thiago Guglieri, venceram Pedro Rodrigues (MG) e Etori Danesi (SP), por 7/5 e 6/4. Davi vence pelo segundo ano seguido, já que em 2017 faturou o título na categoria 10 anos. Marcos Daniel está orgulhoso. "Estou muito contente pelo Davi, ganhou jogando bem e agressivo como queríamos, indo pra frente. Estamos muito felizes", disse o pai.

Na categoria 12 anos feminino, a carioca Gabriela Felix venceu Olivia Carneiro, de São Paulo, marcando 6/1 e 6/2. Nas duplas, as adversárias de simples jogaram juntas e venceram a pernambucana Cecília Costa e a baiana Luana Paiva, de virada, placar de 6/7(3), 6/3 e 10/6. Os 12 anos valem para o ranking da CBT.

Argentinos conquistam os 14 anos - Os argentinos dominaram os 14 anos. Na decisão masculina, Lautaro Midon, terceiro favorito, passou com tranquilidade pelo cabeça 2, o peruano Gonzalo Bueno, com parciais de 6/0 e 6/2. Para ele, sua intensidade desde o começo foi essencial para o resultado. "Meu adversário estava um pouco cansado, mexi ele bastante, com bolas longas e curtas e na maioria das vezes sobrava para eu finalizar facilmente. A cada dia estou jogando melhor, semana perfeita. Estou contente com o titulo aqui, meu segundo do Cosat, ganhei também no Paraguai”, disse o campeão.

No feminino, a vencedora foi Solana Sierra. A argentina, que vem de titulo no Banana Bowl, em Caxias do Sul, diante da mesma adversária, passou pela cabeça 1, a boliviana Gabriela Flores, por 6/2 e 7/6 (7/3). A argentina comentou que estava muito nervosa, que poderia ter ganho mais facilmente. "Tive uma semana incrível mais uma vez. Ganhar da principal favorita é uma satisfação enorme e terminar como campeã, melhor ainda", definiu. Os 14 e 16 anos valem para o ranking sul-americano.

Neta de Piquet é superada no Tennis Kids - Jogando a categoria 10 anos do Tennis Kids, na Associação Leopoldina Juvenil, Helena Piquet, neta do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, foi derrotada por Sofia Albieri por dupo 6/4 em sua estreia na fase quartas de final - saiu adiantada na chave. Seu pai, Geraldo Piquet, piloto de Fórmula Truck, comentou as aspirações da menina de 9 anos. Ela é treinada por Santos Dumont em Brasília (DF). “Sofia começou jogando em projeto da escola dela no contra-turno. Começou a fazer aula particular, disputar os torneios locais e desde da Copa Guga Kuerten no ano passado, colocamos essas provas maiores em nível nacional. As finais do Tennis Kids acontecem neste domingo.

Hall dos Campeões

16M - Campeão: Gustavo Heide (BRA); Vice-campeão: Pedro Boscardin (BRA)

16MD: Pedro Boscardin Dias/João Loureiro (BRA); Vice: Sebastian Defillipis/Francisco Llanes (CHI/URU)

16F - Campeã: Guillermina Grant (URU); Vice: Isadora Machado (BRA)

16FD - Thassane Abrahim/Sofia Mendonça (BRA); Vice: Camila Bossi/Juliana Munhoz (BRA)

14M - Lautaro Midon (ARG); Vice: Gonzalo Bueno (PER)

14MD - Campeões: Gonzalo Bueno/Nicolas Mendoza (PER/COL); Vice: Matias Juri/Lataro Midon (ARG)

14F - Campeã: Solana Sierra (ARG); Vice: Gabriela Flores (BOL)

14FD - Ana Paula Sanchez/Ximena Araneda (MEX/GUA); Vices: Isabella Colmenares/Alessia Martinez (VEN/PER)

12M - Davi Daniel (RS); Vice: Thiago Guglieri (RS)

12MD - Davi Daniel / Thiago Guglieri (RS); Vice: Pedro Rodrigues (MG)/Ettore Danesi (SP)

12F - Gabriela Félix (RJ); Vice: Olivia Carneiro (SP)

12FD - Olivia Carneiro (SP) /Gabriela Félix (RJ); Vice: Cecília Costa (PE)/Luana Paiva (BA)

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis