Notícias | Dia a dia | Rio Open
Rio Open chega ao fim com números impressionantes
26/02/2018 às 16h16

AO torneio atraiu 48 mil espectadores.

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) - A quinta edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, chegou ao fim neste domingo, dia 25, com a vitória do argentino Diego Schwartzman sobre o espanhol Fernando Verdasco na grande final. Nas duplas, Verdasco conquistou o título ao lado de David Marrero. O torneio atraiu 48 mil espectadores nos sete dias de disputas. Quem não pode estar no Jockey Club para acompanhar, teve a opção de assistir pelo Sportv mais de 83 horas de transmissão - sendo 51 horas pela TV e as outras 32 horas com exclusividade na plataforma digital da emissora. O sinal da TV foi enviado para 120 países e o material produzido pelos 233 jornalistas credenciados levou todo o glamour da competição carioca para o mundo.

“Já consolidado na agenda nacional de eventos, esta edição do Rio Open também deixou sua marca no calendário internacional. Contamos com tenistas de 21 nações e transmissão ao vivo para mais de 100 países. Além das quadras, tivemos novidades no Leblon Boulevard que conquistaram ainda mais o coração do público. Também ampliamos as ações sociais. Todas essas conquistas, em tantas frentes de atuação, é resultado de muito trabalho que nos enche de orgulho e confiança”, disse Marcia Casz, diretora de Esportes da IMM e responsável pela organização do Rio Open.    

E quem esteve no Jockey Club para prestigiar o evento se deparou com novidades. Antes de chegar à quadra, os amantes do tênis já podiam dar uma parada no novo Drink Bar e no recém-criado Rio Open Arte, com obras de jovens artistas inspiradas no esporte e a obra original de Carlos Vergara, que deu origem ao pôster do evento. Todas as obras expostas foram leiloadas e terão o valor revertido para os projetos sociais apoiados pelo torneio. 

Na loja oficial, a La Boutique, mais produtos foram acrescentados à linha exclusiva e foram um sucesso. O body para bebês, camisas e copos na versão 2018 se esgotaram. Mas em números absolutos o produto mais vendido seguiu sendo a toalha, idêntica às 1.500 usadas pelos atletas durante os jogos nas nove quadras do Rio Open.

O Leblon Boulevard lotou na maioria dos dias por conta do line-up gastronômico, com restaurantes como o B Experience, de Pedro Benoliel, e CT Boucherie, de Claude Troisgros e seu filho Thomas. Os quatro shows – Rodrigo Santos & os Lenhadores, Blue Beetles, BossaCucaNova e André Frateschi – fizeram com que os fãs do tênis permanecessem algumas horas a mais no Rio Open.

Foram utilizadas cerca de nove toneladas de pó de telha nas quadras. A manutenção contou com uma equipe de 24 pessoas. Ao passo que 62 boleiros atuaram durante as 46 partidas disputadas. Os brasileiros das duplas lotaram a quadra 1, a mais procurada depois da Guga Kuerten.

As crianças também tiveram a oportunidade de usufruir da estrutura. A segunda edição do Torneio Winners reuniu 80 crianças e adolescentes de projetos sociais. Outras 19 pessoas com deficiência (cadeirantes, pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais leves), participaram da primeira clínica inclusiva do Rio Open. Ao todo, contando o Winners, a clínica inclusiva, o Kids Day e os ingressos doados para alunos de escolas públicas e de projetos incentivados pelo Secretaria Estadual de Esporte, mais de 800 crianças passaram pelo Rio Open.

“O balanço final é extremamente positivo. Tivemos a presença de três atletas top 10, grandes jogos, muitas surpresas, mais um jovem talento despontando no cenário internacional do tênis como no ano passado. A ATP mais uma vez elogiou a competição e a evolução dos processos e os jogadores saíram daqui gostando muito da experiência ", concluiu Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.

O conteúdo próprio do Rio Open também teve números expressivos com quase 60 matérias no site oficial e mais 3,2 milhões de internautas consumindo conteúdo através das redes sociais, somente nos sete dias do evento.

Confira alguns números e curiosidades do Rio Open 2018:

* Quadras de saibro: 9

* Capacidade da quadra central: 6.200 pessoas

*  Capacidade da quadra 1: 1000 pessoas

*  Atletas: 51

*  Países: 21 (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile,Colômbia, República Dominicana, México, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Noruega, França, Itália, Áustria, Reino Unido, Croácia, Eslovenia, Belarus, Sérvia, Polônia e República Tcheca)

*  Partidas disputadas: 46 (sendo 31 de simples masculino e 15 de duplas masculinas)

*  Premiação: U$1.842.475,00 

*  Membros da ATP: 61 (Juízes de linha: 40, Juízes de cadeira: 7, Comunicação: 9, Árbitro Geral: 1, Supervisores: 2, Chefe dos juízes: 2)

*  Jornalistas credenciados: 233

*  Países alcançados com a transmissão: 120

*  Horas de transmissão: 83

*  Boleiros: 62

*  Toneladas de pó de saibro: 9

*  Tratadores de quadra: 24

*  Coordenação de quadra: 9

*  Raquetes encordoadas: 430  (quase 6km de corda)

*  Toalhas: 1500 

*  Sanduíches consumidos pelos atletas: 1.500

*  Água: 10.000 garrafas

*  Gatorade: 5.500 garrafas

*  Gelo: 6.000 kg

*  Empregos gerados: 1.300 

*  Itens mais vendidos na La Boutique: camisas esgotadas, além de copo e toalha (a mesma usada pelos atletas)

 
Comentários
Faberg
Roland Garros Series