Notícias | Dia a dia | Rio Open
Duelo entre Cilic e Monfils é suspenso por chuva
21/02/2018 às 22h01

Cilic salvou um match point pouco antes de começar a chover

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) - O encontro entre duas das principais atrações da quinta edição do Rio Open foi suspenso por conta da chuva. O francês Gael Monfils apresentava um tênis mais adaptado às condições no saibro do Jockey Clube Brasileiro e estava a dois pontos de eliminar o croata Marin Cilic e se garantir nas quartas de final do único ATP 500 da América do Sul. Monfils venceu o primeiro set por 6/3, enquanto a parcial seguinte estava no tiebreak com empate por 7-7, sendo que o francês havia acabado de perder um match point.

Enquanto Monfils está em seu terceiro torneio seguido no saibro sul-americano, já que também atuou em Quito e Buenos Aires, Cilic só fez dois jogos na superfície nesta atual temporada. O primeiro aconteceu no duelo entre Croácia e Canadá pela Copa Davis, enquanto o mais recente foi a boa estreia do croata no Rio diante do argentino Carlos Berlocq. O número 3 do mundo voltará a atuar no piso duro e disputa o ATP 500 de Acapulco na semana que vem.

Monfils tenta conquistar sua terceira vitória em quatro duelos contra Cilic. Esta é a segunda vez que eles se enfrentam no Rio de Janeiro, já que o francês também levou a melhor em duelo válido pelos Jogos Olímpicos de 2016. Quem vencer, enfrenta nas quartas de final Diego Schwartzman, que venceu um duelo argentino contra o canhoto Federico Delbonis por 6/2 e 6/3.

No começo da partida, Cilic parecia manter o plano tático de um jogo disputado em superfícies mais rápidas. Isso porque o croata não abria mão de seu tênis agressivo e da tentativa de encurtar os pontos, ainda que isso resultasse em um número muito alto de erros não-forçados. Ao dar 17 pontos de graça para seu adversário, enquanto Monfils errou só seis bolas em todo o primeiro set, o principal cabeça de chave logo se viu perdendo por 5/1 e não conseguiu buscar a igualdade.

Com mais paciência nas trocas de bola, Cilic equilibrou as ações no segundo set. Monfils continuava muito firme do fundo de quadra e errando pouco. O francês foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar por 4/2, mas permitiu a reação de seu adverário, que buscou a igualdade. Com o placar empatado por 4/4, Monfils salvou dois break points, um deles com ace outro com ótimo drop shot. No game, Cilic reverteu um 0-30 e confirmou o saque quando uma quebra custaria a eliminação no torneio.

Começou a chover pouco antes de Cilic sacar no 12º game da parcial. Após uma breve interrupção na partida, o croata confirmou o serviço e forçou o tiebreak. Uma dupla falta do francês no início do game -desemepate deixou Cilic em ótima condição, chegando a liderar por 5-2. Mas quando teve um set point no saque, o número 3 do mundo errou um smash e perdeu a vantagem. Logo depois, Monfils deu dois ótimos saques e passou à frente. O croata salvou o match point e logo depois voltou a chover forte, forçando a suspensão da partida.

Quem já está nas quartas de final no Rio de Janeiro é o chileno Nicolas Jarry. O jovem jogador de 22 anos e 94º do ranking surpreendeu o canhoto espanhol Albert Ramos, quarto favorito e 19º do ranking, ao marcar as parciais de 7/5 e 6/3. Jarry espera pelo vencedor da partida entre o uruguaio Pablo Cuevas e o português Gastão Elias.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series