Notícias | Dia a dia
Monteiro derruba Monfils e faz sua 1ª semi de ATP
09/02/2018 às 21h41

Monteiro voltará ao top 100 e será número 1 do Brasil

Foto: Divulgação

Quito (Equador) - Pela primeira vez em sua carreira, Thiago Monteiro disputará uma semifinal na elite do circuito. O cearense avançou no ATP 250 de Quito ao derrubar o cabeça 3 e grande estrela do torneio Gael Monfils. Em jogo de 1h50 nesta sexta-feira, Monteiro eliminou o francês, ex-top 10 e atual 43º do mundo, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4.

Com o resultado, Monteiro ganha 90 pontos no ranking mundial. Atual 118º colocado, o canhoto de 23 anos volta ao top 100 e ainda ultrapassa Rogério Dutra Silva para se tornar o novo número 1 do tênis brasileiro. Seu próximo adversário virá do duelo entre o espanhol Albert Ramos, cabeça de chave número 2, e o austríaco Gerald Melzer.

O resultado também é importante para Monteiro porque ele tem 135 pontos a defender nas duas próximas semanas, já que na última temporada ele foi às quartas de final tanto em Buenos Aires quanto no Rio de Janeiro. Em fevereiro do ano passado, o cearense atingiu seu melhor ranking da carreira ao ocupar o 74º lugar.

Os dois primeiros games da partidas foram longos e favoreceram Monteiro. Logo na abertura, Monfils não conseguiu confirmar depois de um 40-0, por conta de erros, duplas-faltas e de um mau índice de primeiro saque. Depois, o cearense também teve dificuldade e chegou a salvar um break point, mas manteve o serviço para sustentar a vantagem.

O que se viu a partir de então até o final do primeiro set foram games bem mais rápidos com poucas chances oferecidas pelos sacadores. Monteiro perderia apenas mais um ponto em seus quatro games de saque seguintes, confirmando três vezes seguidas de zero para vencer a primeira parcial.

Mesmo colocando mais primeiros saques em quadra no segundo set, Monteiro passou a ser mais ameaçado. Isso porque Monfils aos poucos encontrou um bom tempo de bola e prolongou as trocas. Os pontos mais longos favoreciam o francês, que já largou vencendo por 3/0 e voltaria a quebrar no oitavo game após alguns erros e uma dupla-falta do cearense.

O terceiro set ganhou em equilíbrio e também em nível técnico. Até o empate por 4/4, os sacadores prevaleceram sem enfrentar um break point sequer. Irregular em seu serviço, Monfils deu a chance para Monteiro no decisivo nono game e o cearense conseguiria a quebra no terceiro break point que teve. Sacando para fechar, Monteiro confirmou de zero e comemorou uma das vitórias mais expressivas de sua carreira.

A outra semifinal marca um duelo inédito entre o espanhol Roberto Carballes Baena, 107º do ranking, e o eslovaco Andrej Martin, 156º colocado. Carballes Baena, que pode alcançar a primeira final de ATP da carreira, virou o jogo contra o chileno Nicolas Jarry ao marcar as parciais de 3/6, 6/2 e 7/6 (7-5). Já Martin, que pode chegar à sua segunda decisão, passou com 6/3 e 6/4 pelo jovem francês de 18 anos Corentin Moutet.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis