Notícias | Outros
Juvenil de Porto Alegre terá quatro top 10 na chave
01/02/2018 às 19h54

Matheus Pucinelli chegou às quartas na edição passada do evento

Foto: Gabrel Heusi

Porto Alegre (RS) - Quatro jogadores do top 10 do ranking mundial e o recorde de atletas de 59 países se inscreveram para disputar a categoria mundial da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. A competição é amaior do país, a mais importante da América do Sul e está entre as nove maiores do mundo no tênis juvenil, e será jogada entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março.

A categoria mundial com pontuação Grau A para o ranking mundial (equivalente a dos Grand Slams) até 18 anos é disputada na Associação Leopoldina Juvenil e terá a presença no masculino de três jogadores entre os 10 melhores do mundo, o argentino Sebastian Baez, sexto do mundo e quadrifinalista do US Open ano passado, o sul-coreano Uysung Park, vice-campeão Asiático e sétimo colocado, e o colombiano Nicolas Mejia, décimo do ranking. No feminino teremos a presença da colombiana Maria Serrano, sexta do ranking e que foi semifinalista na edição passada na capital gaúcha.

O torneio tem a presença de jogadores de 59 países entre os inscritos. São jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

Os brasileiros serão representados na chave principal por pelo menos seis tenistas na chave masculina, são eles João Lucas Reis (33º), Matheus Pucinelli (36º), Mateus Alves (42º) Igor Gimenez (51º), Gilbert Klier (86º) e João Ferreira (87º). Na última edição Pucinelli e Gilbert Klier fizeram quartas de final. No masculino todos os jogadores que entraram direto estão no grupo do top 100, 24 deles entre os 50 melhores do mundo. No feminino são 12 entre as 50 melhores do ranking, três entre as 15.

O torneio tem o início com o qualifying internacional entre 24 e 25 de fevereiro e a chave principal começa no dia 26 com as finais disputadas no dia 4 de março.

"Ótimas listas, variedade enorme de países demonstrando o quão internacional, tradicional e importante é o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis Porto Alegre. Presença de ótimos nomes do top 10, somente jogadores do top 100 no masculino. Temos uma boa geração de brasileiros chegando entre os meninos que terão uma grande oportunidade de alavancar suas carreiras e mostrar seus potenciais na competição. Expectativa de um torneio muito disputado e de alta qualidade", destacou Ennio Moreira, diretor-geral do evento.

As inscrições seguem abertas para as categorias 16 e 14 anos que contam pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat e são disputados no clube Sogipa. Elas podem ser feitas neste link até o dia 5 de fevereiro. Para as categorias 12 anos e Tennis Kids com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis o prazo encerra no dia 12 de fevereiro neste link.

O pré-quali para 18 anos feminino, 18, 16 e 14 anos no masculino que será jogado entre os dias 21 e 23 de feveiro tem inscrições até o dia 14 no link da Federação Gaúcha de Tênis. As inscrições são destinadas apenas para jogadores brasileiros e o pré-quali é jogado na Associação Leopoldina Juvenil e no Clube do Comércio. Cada campeão do pré-quali terá vaga direta na chave principal. Os vice-campeões vão disputar o qualifying internacional.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva