Notícias | Dia a dia
Goffin é eleito o melhor atleta belga do ano
18/12/2017 às 13h38

Goffin foi escolhido o melhor atleta de seu país pela primeira vez

Foto: Divulgação

Bruxelas (Bélgica) - Depois de terminar a melhor temporada de sua carreira, David Goffin recebeu uma importante premiação individual. Pela primeira vez, ele foi eleito o melhor atleta belga do ano, em votação realizada pela associação profissional de jornalistas esportivos do país.

Goffin acumulou 1.349 pontos na votação, em que o júri escolhe seus melhores atletas e atribui uma ordem. O tenista ficou à frente do ciclista Greg Van Avermaet que teve 848 pontos e do jogador de futebol Kevin De Bruyne, vencedor em 2015, com 338 pontos.

A temporada de Goffin teve 59 vitórias, dez a mais que no ano passado, e dois títulos em Tóquio e Shenzhen. Além disso, a campanha até o vice-campeonato no ATP Finals o ajudou a fechar o ano na sétima posição do ranking mundial, melhor marca de sua carreira.

O tenista de 27 anos também foi fundamental na boa campanha que a Bélgica fez na Copa Davis, chegando à sua segunda final em três anos. Até por isso, o time da Davis ganhou pela terceira vez o prêmio de melhor equipe esportiva da Bélgica, repetindo feitos de 1999 e 2015.

O grupo de jogadores formado pelo próprio Goffin além de Steve Darcis, Ruben Bemelmans, Joris De Loore e Arthur De Greef, sob o comando do capitão Johan Van Herck acumulou 566 pontos, contra 437 para a seleção nacional de basquete feminino e 272 para os jogadores de hóquei masculino.

Embora seja a primeira vez que um tenista tenha vencido a premiação de melhor atleta do ano entre os homens, o esporte já foi bastante lembrado no país pelos feitos de suas mulheres. Kim Clijsters já foi eleita oito vezes a melhor atleta belga do ano, Justine Henin foi a mais votada em quatro ocasiões, Sabine Appelmans tem duas votações, além de Kirsten Flipkens e Dominique Monami com uma votação cada. O time da Fed Cup foi escolhido como a melhor em 2001 e 2006.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG