Notícias | Dia a dia
Toni Nadal: 'Rafa pode bater recorde de Federer'
16/12/2017 às 12h19

Toni aposta em recorde do sobrinho em Grand Slam

Foto: Arquivo

Barcelona (Espanha) - O recorde atual de 19 títulos de Grand Slam do suíço Roger Federer, maior vencedor da história entre os homens, pode ser superado pelo espanhol Rafael Nadal. Pelo menos é nisso que acredita Toni Nadal, tio do atual número 1 do mundo e com quem trabalhou como treinador até o fim da última temporada.

"Se as lesões não se repetirem, confio que Rafa aguente o suficiente para poder bater o recorde de Federer", disse Toni em solenidade na qual recebeu um prêmio da associação de jornalistas de tênis, em Barcelona, pelos anos ao lado de Nadal, que soma 16 títulos de Slam até então.

"Já tenho certa idade (57 anos) e quero trabalhar onde sou necessário. Em certo momento entendi que Rafa não precisava de mim e não queria criar problema algum para ele, que agora tem dois grandes técnicos", falou Toni, explicando o rompimento com o sobrinho. Ele agora vai se dedicar à formação de talentos na Rafa Nadal Academy.

O técnico e tio do canhoto de Mallorca mostrou bastante humildade ao comentar seu trabalho com o sobrinho. "Eu não o levei para o nível mais alto, apenas contribui para sua formação. Depois disso, Rafa é que fez todo o trabalho, tive a sorte de trabalhar com ele porque é meu sobrinho", afirmou.

Toni também garantiu que foram as lesões como os momentos mais duros na carreira de Rafa, mas também destacou dois resultados difíceis de absorver. "As derrotas para Djokovic no Australian Open de 2012 e para Soderling em Roland Garros 2009", rememorou o técnico, que não acredita que Nadal e o suíço Roger Federer irão dominar a próxima temporada como em 2017.

"Este ano foi circunstancial, em que Djokovic não esteve em sua melhor forma e tampouco Murray. Também tivemos Wawrinka, Nishikori e Raonic com problemas", observou Toni, que ajudou Nadal a vencer dois títulos de Grand Slam e viu Federer levar os outros dois.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis