Notícias | Dia a dia
Ranking tem apenas 17 mais velhos que Federer
12/12/2017 às 11h11

Federer é o mais velho no top 50 da ATP

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - Destacado por sua longevidade no circuito, o suíço Roger Federer comemorou neste ano seu 36º aniversário e é um dos mais velhos ainda em atividade. Número 2 do mundo, ele não aparece nem no top 10 quando o assunto é a idade, ficando atrás de outros 17 jogadores no atual ranking masculino.

O líder desta lista é o marroquino Younes El Aynaoui, que disputou apenas um torneio neste ano e com seus 46 anos aparece na 1613ª colocação. Entre os jogadores mais velhos que Federer na lista atual da ATP estão alguns com a aposentadoria já anunciada, como o tcheco Radek Stepanek, que em 2018 será um dos técnicos do sérvio Novak Djokovic.

Apenas dois entre os 17 mais velhos que Federer ainda figurando no ranking, somente dois aparecem no top 100. O melhor colocado entre estes é o croata Ivo Karlovic, décimo mais velho e atual 80 do mundo (38 anos). Logo abaixo vem o dominicano Victor Estrella (37), que ocupa o 83º posto na ATP.

Entre os brasileiros, o mais experiente é o gaúcho André Ghem, que com seus 35 anos de idade é o 37º mais velho da ATP. O tenista de Porto Alegre não teve uma grande temporada, conviveu com lesões e por isso não figura sequer no top 500, aparecendo atualmente na modesta 572ª colocação.

Venus é a 3ª mas velha na WTA

Uma das maiores vencedoras da história do circuito feminino, a norte-americana Venus Williams também segue no mesmo ritmo de Federer. Um ano mais velha que o suíço, ela é a terceira com mais idade no ranking da WTA, ficando atrás apenas da húngara Greta Arn e da suíça Patty Schnyder, ambas com 38 anos.

Mais nova das irmãs Williams, Serena não fica muito longe. A ex-número 1 do mundo, que perdeu quase toda a temporada de 2017 por causa de sua primeira gravidez, é a oitava mais velha. Entre ela e a irmã mais velha aparece outro nome de peso, o da italiana Francesca Schiavone, quinta na lista das veteranas do circuito feminino.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis