Notícias | Dia a dia
Monteiro vence batalha de 3h e também avança
15/11/2017 às 18h56

Monteiro reencontra o argentino Carlos Berlocq nas quartas de final

Foto: Arquivo

Santiago (Chile) - Depois de Rogério Dutra Silva confirmar seu lugar nas quartas de final do challenger de Santiago, o Brasil tem mais um representante na antepenúltima rodada do torneio de US$ 50 mil na capital chilena. Monteiro lutou por 3h01 para derrotar o espanhol Roberto Carballes Baena, 108º do ranking, por 5/7, 7/6 (7-2) e 6/2.

O próximo adversário de Monteiro será o argentino Carlos Berlocq. O veterano rival de 34 anos e 121º colocado levou a melhor sobre o cearense nos ATPs de Buenos Aires e São Paulo no início deste ano, enquanto o canhoto de Fortaleza venceu o duelo disputado no challenger francês de Aix en Provence no ano passado.

Depois de ter alcançado o 74º lugar do ranking em fevereiro, Monteiro aparece atualmente no 129º lugar. O cearense de 23 anos não defende mais nada na temporada, mas teria que descartar oito pontos de seu 18º e último resultado válido. A campanha até as quartas rende 15 pontos, com possibilidade de 29 se ele for semifinalista.

Monteiro esteve muito vulnerável com o segundo saque durante o set inicial. Ao vencer apenas seis dos 14 pontos jogados nessas condições e sem um aproveitamento satisfatório também com o primeiro serviço, em que venceu acabou enfrentando nove break points. O espanhol quebrou ainda no terceiro game, permitiu o empate por 4/4, mas voltaria a à liderança no penúltimo game da parcial.

O cearense continuava instável em seu saque no segundo set e colocava apenas 50% de primeiros serviços em quadra. Apesar de estar com desvantagem de uma quebra em duas oportunidades, Monteiro conseguiu buscar a igualdade no oitavo game e passou a pressionar o espanhol, criando set points em dois games distintos. A vitória no set, entretanto, viria apenas após um consistente tiebreak.

Embalado após empatar a disputa, Monteiro fez um último set bastante consistente. O cearense cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço, sendo apenas um quando colocou o primeiro saque em quadra. Com uma quebra logo no game de abertura, ele ganhou confiança e soube sustentar e também ampliar a vantagem na parte final do jogo.

Sorgi cai nas oitavas - Em outro jogo de três sets, o paulista João Pedro Sorgi não teve a mesma sorte e foi eliminado nas oitavas de final. Vindo de uma boa vitória sobre o cabeça 7 húngaro Attila Balazs, Sorgi caiu diante do colombiano Daniel Galan com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3 em 1h59 de partida.

Por ter vencido um jogo no torneio, o paulista de 24 anos recebe seis pontos no ranking. Depois de ter ocupado o 251º lugar em setembro, ele aparece atualmente na 331ª posição e tem 26 pontos a descontar em dezembro.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis