Notícias | Dia a dia
Técnicos opinam sobre mudança nas regras em Milão
12/11/2017 às 11h09

Jogadores puderam se comunicar com os técnicos por meio de headset

Foto: Divulgação

Milão (Itália) - Ao longo da disputa do Next Gen ATP Finals, que aconteceu durante a última semana em Milão, foram testadas diversas regras como o set mais curto, o relógio para o tempo de saque e a comunicação entre jogador e técnico por meio de headset. Alguns treinadores envolvidos no torneio disseram o que pensam sobre essas inovações.

Jan-Michael Gambill, técnico do norte-americano Jared Donaldson é mais conservador quanto às mudanças, mas respeita a realização de testes. "Sou um tradicionalista do esporte, mas entendo que as coisas devem evoluir", disse em entrevista ao site da ATP.

"Acho que o relógio é uma boa ideia porque tem jogadores que demoram muito tempo entre os pontos", comentou Gambil, que não gostou tanto da ideia dos sets até quatro games com sistema sem vantagem. "Isso deixa o jogo muito ao acaso. Se acontece uma quebra, fica muito difícil de mudar o resultado".

O espanhol Fernando Vicente, que treina o russo Andrey Rublev aprovou o fato de poder conversar com o tenista, mas acredita que esse meio de comunicação pode ser mantido de forma privada entre ele e o atleta. "Ter a chance de conversar e acalmar o jogador é interessante", disse.

"Mas eu preferiria não ser ouvido em público, porque assim eu poderia passar uma mensagem completa para ele. Eu não quero dar instruções que possam ser ouvidas por potenciais adversários", explicou Vicente. "Agora, nós discutimos coisas primordiais antes do jogo e dentro de quadra só falo sobre detalhes menores".

Já o italiano Fabio Gorietti, que treina o compatriota Gianluigi Quinzi aprova a ideia, mas acha que seria positivo que a comunicação pudesse ser feita na língua local. "Falar na nossa própria língua seria muito últil para facilitar a comunicação. Mas nós temos muito pouco tempo e só podemos falar o básico, então conversar em inglês está sendo suficiente".

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis