Notícias | Dia a dia
Tio Toni elogia Federer e destaca Nadal de 2008
10/11/2017 às 10h59

Toni Nadal deixará de treinar o sobrinho no fim do ano

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Um dos maiores responsáveis pela vitoriosa carreira de Rafael Nadal, o tio e treinador Toni Nadal irá encerrar sua parceria com o sobrinho no fim desta temporada para se dedicar a outros projetos, focando mais em seu trabalho na Rafa Nadal Academy. A despedida será no ATP Finals, mas o técnico garante que o torneio não será especial.

"Minha sensação é de ir para mais um torneio como qualquer outro, não penso que é o último", disse Toni em entrevista ao Marca. Ele também se mostrou nem um pouco surpreso com a temporada que o pupilo fez em 2017, na qual já venceu seis títulos e irá terminar como número 1 do mundo.

Toni vê Nadal melhor com o passar dos anos, mas analisa que é uma evolução necessária. "Rafa é melhor do que antes, mas os outros também são. Federer está melhor tecnicamente, erra cada vez menos com o revés, Djokovic melhora toda vez que muda alguma coisa em seu jogo e Murray evoluiu bastante no segundo saque, que era muito fraco", observou.

Ao falar sobre as situações mais duras, o treinador do canhoto de Mallorca lembrou-se dos problemas físicos enfrentados por Nadal durante a carreira. "As lesões foram os piores momentos, pois foi quando não tínhamos a certeza de que ele poderia continuar em um bom nível, principalmente na lesão que teve no pé em 2005", disse Toni.

Questionado sobre quem é o melhor jogador que viu, ele deixou clara sua opinião. "Dentro de uma quadra de saibro, Rafa; na grama, Federer; e na rápida, Djokovic. Atualmente o melhor é Federer, mas quando eu penso em um melhor momento eu penso em Rafa e o nível de jogo que mostrou em 2008, em Roland Garros, Wimbledon e Jogos Olímpicos".

Toni ainda enalteceu o clima amistoso na rivalidade entre Nadal e o suíço Roger Federer. "Eu não entendo quem não tem apreço por seus rivais. A competição é dentro de quadra e não fora", disparou o técnico do atual líder do ranking.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis