Notícias | Dia a dia
Federer enfim derrota Delpo na Basileia e leva o 8º
29/10/2017 às 14h44

Federer havia perdido duas finais para Delpo em casa

Foto: Divulgação

Basileia (Suíça) - Acabou a escrita do argentino Juan Martin del Potro em finais contra o suíço Roger Federer no ATP 500 da Basileia. Depois de perder as decisões de 2012 e 2013, o atleta da casa enfim bateu o rival sul-americano, precisando buscar a virada para fechar o jogo com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/3, e assim comemorar o oitavo título do torneio.

Com a conquista deste domingo, Federer reduz um pouco mais a diferença para o espanhol Rafael Nadal e segue sonhando com o número 1. Do outro lado, Del Potro perdeu a chance de entrar para a zona de classificação do ATP Finals, mas ainda assim poderá brigar pela vaga no Masters 1000 de Paris, que começa na próxima segunda-feira.

Federer teve um começo promissor, batendo o saque do argentino logo no primeiro game da partida, mas a vantagem não durou muito, uma vez que Del Potro devolveu a quebra na sequência e deixou tudo igual. O suíço ameaçou o serviço do rival no quinto e sétimo games, só que não aproveitou uma sequer das três oportunidades que teve.

O suíço conseguiu enfim ser premiado por pressionar tanto o saque de Delpo e anotou um break no nono game, sacando em 5/4 para fechar o set. Mais uma vez o argentino se recuperou prontamente e quebrou Federer de novo em seguida, levando a definição para o tiebreak, em que o atleta da casa chegou a fazer 3-0, mas depois perdeu seis pontos seguidos e acabou superado.

Precisando vencer o segundo set para ter sobrevida no jogo, o ex-número 1 do mundo salvou dois break-points e perdeu nos primeiros cinco games. A definição veio só no finalzinho, quando Del Potro foi quebrado ao sacar pressionado em 4/5. Ele até salvou a primeira chance cedida, mas não resistiu à segunda e viu o jogo ir para a terceira parcial.

O set decisivo começou com o susto para Federer, que foi quebrado na largada. Só que depois disso ele tratou de vencer quatro games seguidos e virou o placar para 4/1. Federer então precisou apenas administrar a vantagem para comemorar seu 18º triunfo em 24 confrontos com Del Potro, tendo vencido três das quarto partidas que tiveram em 2017.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis