Miami (EUA) - A partir desta segunda-feira, a taiwanesa de 28 anos Yung-Jan Chan passa a dividir a liderança do ranking mundial de duplas com sua parceira, a suíça Martina Hingis.
Esta é a segunda vez que uma jogadora de Taiwan lidera o ranking mundial de duplas. Chan se junta à compatriota Su-Wei Hsieh, que ponteou a lista durante a temporada de 2014.
Chan estava 360 pontos atrás de Hingis no ranking da última semana, mas a suíça tinha resultados a descontar. Agora as duas jogadoras dividem a liderança com 9.770 pontos.
"Sempre foi meu objetivo ser a número 1 de duplas na WTA e alcançar isso é uma grande conquista", disse Chan. "Martina e eu tivemos uma temporada incrível juntas e é uma honra compartilhar esse momento com ela".
Durante a temporada, Hingis e Chan venceram nove títulos juntas, com destaque para o US Open. Elas também foram campeãs em Mallorca, Indian Wells, Madri, Roma, Eastbourne, Cincinnati, Wuhan e Pequim. A taiwanesa ainda venceu os torneios de Taiwan e Hong Kong ao lado da irmã Hao-Ching Chan.
Hingis acumula 69 semanas como número 1 de duplas em oito passagens pela liderança do ranking, sendo a primeira em 8 de junho de 1998. A experiente suíça de 37 anos voltou ao topo do ranking no dia 2 de outubro.