Notícias | Outros
Top 10 mundial, Ymanitu é destaque em Florianópolis
06/10/2017 às 19h45

O catarinense Ymanitu Silva venceu dois torneios este ano em Israel, um no Canadá e um nos EUA.

Foto: Caio Graça/Divulgação

Florianópolis (SC) - Primeiro brasileiro a ingressar no seleto grupo dos 10 melhores do ranking mundial em cadeira de rodas, Ymanitu Silva está na semifinal da categoria Quad da Copa Guga Kuerten. Tricampeão e principal favorito do torneio, o catarinense venceu Lucio Umeki em dois sets, parciais de 6/2 e 6/0. Neste sábado, ele enfrenta o chileno Pablo Araya, em busca de vaga na final. No outro duelo semifinal, confronto chileno, entre Carlos Munoz e Francisco Cayulef. 

Líder do ranking nacional, o catarinense vive uma grande fase no esporte. “Meu ano está muito bom. Venci dois campeonatos em Israel, um no Canadá e um nos Estados Unidos”. Nesta temporada, Ymanitu disputou nove torneios internacionais. Além de EUA, Israel, e Canadá, o paratleta olímpico competiu na França, Bélgica e Inglaterra.

“Estou muito feliz em participar da Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas. O nível técnico é muito bom, além disso jogo em casa e com o bônus de conviver com o Guga durante estes dias.” Com o ingresso no Top 10 da ITF (Federação Internacional de Tênis), Ymanitu aproxima-se do objetivo de conquistar uma vaga na Paralimpíada de Tóquio, em 2020, depois de ter participado dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. 

TRÊS PAÍSES NAS SEMIFINAIS DO TORNEIO FEMININO 

Representantes de Brasil, Argentina e Colômbia decidem, neste sábado, quem vai à final do torneio feminino da Copa Guga Kuerten. Principal favorita ao título, a brasileira Natália Mayara enfrenta a argentina Antonella Pralong, enquanto a colombiana Angelica Bernal encara outra argentina, Maria Florencia Moreno. 

Entre os homens, o atual campeão, o brasileiro Daniel Rodrigues deu mais um passo em busca do tricampeonato na Copa Guga Kuerten Cadeira de Roda. Daniel superou o chileno Alexander Cataldo em dois sets, parciais de 7/6 e 6/3. Quem também avançou à semifinal foi Ezequiel Casco, da Argentina, que derrotou o brasileiro Carlos Santos, por 6/0 e 6/4. 

BEACH TENNIS TRAZ AS EMOÇÕES DA AREIA DA PRAIA PARA O JUSC 

O Beach Tennis traz as emoções das areias de praia para a Semana Guga Kuerten, a partir deste sábado. O Jurerê Sports Center recebe a Copa Guga Kuerten de Beach Tennis neste sábado e domingo. E, entre os dias 12 e 15 de outubro, acontece a Copa das Federações de Beach Tennis. 

A nona edição da Copa Guga Kuerten reúne 1.800 atletas, de 18 países, até o próximo dia 15. O evento tem programação que envolve disputas de tênis em várias modalidades. Os jogos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil estão concentradas entre os dias 9 e 15 de outubro. Na categoria 12 anos, os atletas somam pontos no ranking da CBT, enquanto nos 14 e 16 anos, a Copa vale pontuação na COSAT (Confederação Sul-americana de Tênis), e, nos 18 anos, no ranking da ITF. 

A exemplo das últimas duas edições, o campeão da Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste, nos 14 anos, recebe como prêmio uma passagem com direito à acompanhante, com todas as despesas pagas, para disputar a final do Le Mondial Lacoste, em Londres, no próximo mês. 

Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. E já que o evento é aberto ao público, as pessoas podem visitar, durante os onze dias da Semana, a exposição no clube-sede que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva