Szczecin (Polônia) - Mesmo na condição de número 30 do ranking, o francês Richard Gasquet aceitou convite e entrou como principal cabeça de chave para o challenger de 127 mil euros que é disputado sobre quadras de saibro.
Na estreia desta terça-feira, não teve qualquer dificuldade para derrotar o local Marcin Gawron, ex-número 262 do ranking mas que agora é o 1008º colocado, com placar de 6/3 e 6/0. Seu próximo adversário é o espanhol Berne Zapata, de 20 anos e 294º do mundo.
Gasquet não disputava um torneio desse nível desde maio de 2010. O regulamento da ATP não permite que jogadores acima do 30º posto do ranking se inscrevam para eventos challengers, mas eles podem receber convite.
Ex-top 10, Gasquet resolveu disputar o torneio para buscar melhor ritmo de competição. Como não foi convocado para as semifinais da Copa Davis diante da Sérvia e sem torneios de nível ATP no calendário da semana, restou a ele jogar o maior challenger em disputa.
O torneio conta com outros jogadores de bom currículo, como o polonês Jerzy Janowicz, os alemães Florian Mayer e Dustin Brown e o argentino Carlos Berlocq.