Notícias | Dia a dia
Monteiro começa bem, mas leva 10ª virada no ano
22/08/2017 às 21h16

Cearense confirmou apenas oito vitórias em 18 jogos que venceu o 1º set

Foto: Arquivo

Winston Salem (EUA) - A campanha de Thiago Monteiro no ATP 250 de Winston Salem chegou ao fim ainda na segunda rodada. O cearense foi eliminado pelo experiente italiano de 35 anos Paolo Lorenzi, 40º do ranking, por 2/6, 6/4 e 6/4 em 2h23 de partida. O rival de Lorenzi nas oitavas sai da partida entre Taylor Fritz e Yuichi Sugita.

Foi a décima virada sofrida por Monteiro na atual temporada. Dos dezoito jogos de nível ATP em que venceu o primeiro set, o cearense confirmou a vitória em apenas sete ocasiões. Por outro lado, ele fez 14 jogos em que perdeu o set inicial e conquistou quatro viradas.

Por ter vencido a primeira rodada contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov, Monteiro receberá dez pontos no ranking. Como precisa descartar seis pontos de seu 18º e último resultado válido, o jogador de 23 anos e 114º colocado deverá ter um avanço mínimo na próxima atualização do ranking.

Monteiro começou a partida impondo um tênis agressivo, porém muito firme do fundo de quadra. O cearense tomava a iniciativa dos pontos e não deixava o rival italiano em situação confortável nas trocas de bola. Além de quebrar duas vezes, Monteiro cedeu somente sete pontos nos games de serviço, em que enfrentou apenas um break point.

A vantagem brasileira aumentou no início do segundo set, com a liderança por 2/0 a favor de Monteiro. Lorenzi devolveu a quebra de imediato e contou com uma queda de intensidade do cearense para ter mais sucesso com seu jogo de bem menos potência que o do adversário e chegou a vencer quatro games seguidos. Depois de pedir atendimento para um aparente desconforto na perna direita, quando perdia por 4/3, Monteiro vinha aos poucos retomando seu melhor nível de jogo, mas não conseguiu buscar o empate.

Embora tenha salvo dois break points no início do último set, os games de serviço de Monteiro vinham sendo mais tranquilos que os de Lorenzi no último set. O cearense agredia desde as devoluções e mandava nos pontos, mas a ansiedade o prejudicava e ele acabava permitindo pontos importantes ao italiano.

Depois de não aproveitar uma chance no 30 iguais quando vencia por 4/3, Monteiro acabou sofrendo uma quebra no game seguinte após quatro erros não-forçados. O jogo agressivo do cearense o ajudou a salvar dois match points quando o rival sacava para fechar, mas um erro em devolução de segundo serviço no único break point que teve na parcial custou caro. Lorenzi se recuperou no game e consolidou a virada.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis