Notícias | Dia a dia
Votação na ITF mantém Copa Davis em melhor de 5
04/08/2017 às 09h32

Ho Chi Minh City (Vietnam) - Nesta sexta-feira foram votadas as possíveis mudanças para a Copa Davis e a Fed Cup na Assembleia Geral Mundial da ITF, realizada em Ho Chi Minh City. Uma das alterações mais radicais na competição masculina, a redução dos jogos de melhor de 5 sets para melhor de 3, acabou não passando.

As principais mudanças aprovadas foram a garantia aos finalistas de receber em casa os confrontos de primeira rodada na temporada seguinte, a redução de custos para as nações que recebem um confronto da Davis ou da Fed e a redução dos compromissos oficiais dos jogadores, juntando o jantar oficial, o sorteio e as coletivas de imprensa em um evento só.

O conselho vetou a mudança da Copa Davis, que passaria a ser disputada em melhor de 3 sets e com tiebreak, ao invés de melhor de 5. A mudança recebeu 63,5% dos votos, mas não atingiu a marca suficiente de dois terços para que fosse aprovada pela ITF para a próxima temporada.

"Respeitamos a decisão tomada, mas estamos desapontados por não consegurimos aprovar o pacote total da Copa Davis e da Fed Cup, proposto pelo Conselho da ITF. Mudanças são necessárias para que o futuro desta icônica competição seja mantido. Estamos comprometidos para trabalhar ao lado das associações nacionais pela Davis e pela Fed", disse David Haggerty, presidente da ITF.

Em contrapartida, as alterações que a ITF pretende fazer na Copa Davis e na Fed Cup devem acontecer em breve, já que nesta mesma reunião foi aprovado que o Conselho Diretivo da ITF vai ganhar o poder de efetuar mudanças nas duas competições em caráter de teste, com as mudanças definitivas sempre tendo que passar pela Assembleia da entidade.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis