Bastad (Suécia) - O russo Karen Khachanov escapou da derrota nesta quinta-feira e avançou às quartas de final do ATP 250 de Bastad, no saibro sueco. O jovem de 21 anos salvou dois match points na vitória sobre o letão Ernests Gulbis com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h38 de partida.
Número 33 do mundo, Khachanov já está com o melhor ranking de sua carreira. Ele pode até terminar a semana no top 30. Já o ex-top 10 Gulbis, que entrou na competição com ranking protegido e está atualmente no 348º lugar. Por ter vencido uma parida, ele deve ganhar quase 40 posições.
O letão conseguiu uma quebra no último game do set inicial, aproveitando seu único break point. A parcial seguinte teve perfeito aproveitamento dos sacadores, sendo que Khachanov enfrentou match points em dois games de saque seguidos, quando perdia por 5/4 e 6/5.
Depois de vencer o segundo set no tiebreak, Khachanov cresceu na parcial decisiva. Ele só perdeu um dos 14 pontos jogados com seu primeiro serviço e conseguiu quebrar ainda no quarto game. Depois disso, o russo chegou a evitar duas chances de quebra, mas não voltaria a perder o saque.
O adversário de Khachanov nas quartas será o ucraniano Alexandr Dolgopolov, que marcou duplo 6/4 contra o argentino Horacio Zeballos. Dolgopolov levou a melhor no único duelo anterior, realizado no saibro de Barcelona no ano passado.
Quem também está nas quartas é Fernando Verdasco, que derrotou o argentino Facundo Bagnis por 6/3 e 6/2. Verdasco pode ter um duelo espanhol contra Albert Ramos, que estreia ainda nesta quinta-feira, contra o cearense Thiago Monteiro.