Notícias | Dia a dia
Sorteio de Wimbledon começa às 6h desta sexta
29/06/2017 às 17h59

Bônus por pontuação na grama faz com que Federer seja o cabeça 3

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O caminho para o título de Wimbledon começa a ser traçado às 6h (de Brasília) desta sexta-feira, quando serão sorteadas as chaves masculina e feminina para o terceiro Grand Slam do ano. Como é costume em Londres, as chaves de duplas também serão divulgadas no mesmo dia.

Outra tradição do Slam britânico é adotação de um cálculo especial para a definição dos cabeças de chave entre os homens que é feito da seguinte forma: A partir do ranking divulgado em 20 de junho, a pontuação obtida em torneios de grama dos últimos doze meses é dobrada. Já os pontos conquistados no piso nos doze meses anteriores (ou seja, entre junho de 2015 e junho de 2016) recebem bônus de 75%.

Com base nessa fórmula, são feitas algumas mudanças entre os cabeças de chave. As mais significativas envolvem Novak Djokovic e Roger Federer. O sérvio é número 4 do mundo, mas graças ao título conquistado em 2015 passa a ser o segundo favorito na disputa, enquanto o quinto colocado suíço será o cabeça de chave número 3. Com isso, Federer só pode cruzar com Djokovic ou o atual campeão Andy Murray na semi e com Rafael Nadal, quarto favorito, na final. 

Outro beneficiado é o luxemburguês Gilles Muller, que conquistou o ATP de 's-Hertogenbosch este ano e foi finalista em Newport no mês de julho do ano passado. Com isso, o atual 26º do ranking passou a ser o cabeça 16 em Londres e só pode enfrentar atletas melhor colocados nas oitavas de final.

A lista de cabeças de chave entre as mulheres obedece o ranking divulgado na última segunda-feira, mas a ausência de Serena Williams, que está grávida, muda a posição de algumas favoritas. Número 5 do mundo, a ucraniana Elina Svitolina será cabeça 4 e só pode enfrentar uma integrante do top 3 na semifinal. Já a eslovaca Dominika Cibulkova, que não vive um bom momento no circuito, mas é a nona do ranking, passa a ser cabeça de chave número 8.

Como a alemã Laura Siegemund, que operou o joelho direito recentemente, também desistiu do torneio, as ex-top 10 Roberta Vinci e Lucie Safarova serão cabeças de chave. A bicampeã Petra Kvitova será a 11ª favorita, já a ex-número 1 Victoria Azarenka que utilizou ranking protegido para entrar no torneio está solta na chave e pode enfrentar qualquer grande nome uma logo na estreia.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis