Roma (Itália) - A ATP anunciou nesta terça-feira que irá testar algumas regras diferentes no Next Gen Finals, torneio que reunirá os sete melhores jogadores de até 21 anos e mais um convidado, e que será disputado entre os dias 7 e 11 de novembro em Milão.
As disputas ocorrem em cinco sets no formato "Fast 4", em que é necessário vencer apenas quatro games para fechar uma parcial.
A ideia dos organizadores é aumentar o número de pontos decisivos nas partidas. Também por isso, foi adotado o "no-ad", com um ponto decisivo em caso de 40 iguais, como já ocorre nas partidas de duplas.
O torneio também irá incluir um relógio de 25 segundos, similar ao utilizado no basquete, para marcar o tempo entre os saques dos tenistas. O cronômetro também servirá para pedidos de atendimento médico e para o aquecimento, já que as partidas começarão cinco minutos depois da entrada dos jogadores em quadra.
O torneio também terá o "no-let", que já foi testado em challengers, onde o saque que desvia na fita e entra é considerado válido. Os organizadores também estudam permitir a comunicação entre os jogadores e seus técnicos, porém sem a entrada dos treinadores na quadra, como ocorre no circuito feminino.
Outro teste diz respeito ao público no ginásio. Diferente do que acontece nos demais torneios da ATP e Grand Slam, em que os torcedores só podem se movimentar nas viradas de lado, o público poderá se deslocar durante a disputa dos pontos. Exceção feita aos torcedores localizados no fundo da quadra.