Paris (França) - Não haverá longos sets decisivos no qualificatório de Roland Garros deste ano. A Federação Francesa confirmou nesta terça-feira uma mudança no regulamento e introduziu o tiebreak para desempatar todos os sets durante a fase prévia. Isso no entanto só valerá para o quali, mantendo-se o quinto set longo no torneio principal.
Como são torneios independentes e controlados pela Federação Internacional, os Grand Slam podem determinar suas próprias regras. Em Paris, o qualificatório masculino tem suas duas primeiras rodadas em melhor de três sets, mas o jogo final é disputado em melhor de cinco sets. No ano passado, houve uma partida com quatro horas de duração.
O tiebreak do set final também será introduzido nas chaves juvenis. Até hoje, o único Slam a usar o desempate em todos os sets para o torneio principal é o US Open, que segue essa regra desde 1970.