Miami (EUA) - A Associação feminina (WTA) confirmou nesta segunda-feira a primeira aparição da paulista Bia Haddad Maia como top 100 do ranking internacional. O título obtido no ITF de US$ 100 mil neste domingo garantiu exatamente a 100ª posição para a canhota.
"Primeira vez entre as 100 do mundo, ontem ganhei meu primeiro título de challenger de grande, estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e só tenho a agradecer", comemorou Bia.
A paulista, que completará 21 anos em 16 dias, repete assim Maria Esther Bueno, Niege Dias, Teliana Pereira, Patrícia Medrado, Andrea Vieira, Cláudia Monteiro e Gisele Miró, que atingiram em algum momento de suas carreiras o top 100. Desde Dadá, em 1989, apenas duas brasileiras chegaram à prestigiada lista: Teliana, em julho de 2013, e agora Bia.
O ranking feminino foi criado em 1975, muito depois do auge de Bueno. Ainda assim, ela obteve a mais alta classificação até hoje, com o 29º posto. Niege chegou ao 31º e Teliana, ao 43º. Nos tempos do tênis amador, em que havia apenas uma classificação ao final da temporada, Maria Esther foi apontada como número 1 por três vezes.
Como irá disputar o qualificatório para Roland Garros dentro de oito dias, Bia decidiu se poupar nesta semana e se preparar para tentar a vaga em seu primeiro Grand Slam. A boa notícia é que ela deverá ser uma das principais cabeças de chave do quali. Para avançar, precisará de três vitórias.
Não menos importante é o fato de que Bia atingiu o 100º lugar no momento certo de garantir seu lugar em Wimbledon. A lista de participantes do Grand Slam da grama será finalizada na próxima segunda-feira e apenas precisa torcer para não ser ultrapassada por mais de seis jogadoras para confirmar a participação em Londres. Wimbledon dá vaga direta às 106 mais bem colocadas no ranking, já que oferece seis convites e 12 vagas no quali.