Notícias | Dia a dia
Bia cai nas quartas, mas terá melhor ranking
04/05/2017 às 13h46

Bia aparecerá entre as 120 melhores do mundo na próxima segunda-feira

Foto: TK Sparta Praha / Pavel Lebeda

Praga (República Tcheca) - A grande semana de Beatriz Haddad Maia no saibro do WTA de Praga chegou ao fim nesta quinta-feira. Vinda de cinco vitórias seguidas, desde o qualificatório, Bia parou nas quartas de final para a canhota tcheca Kristyna Pliskova, 58ª do mundo, por 6/7 (5-7), 6/4 e 6/2 em 2h03 de partida.

A campanha na capital tcheca rendeu 60 pontos na chave principal e mais cinco no quali para Bia, que tinha apenas cinco pontos a defender. A canhota de apenas 20 anos já estava com o melhor ranking da carreira nesta semana, ao ocupar o 144º lugar, e deverá aparecer entre as 120 melhores na próxima atualização da lista.

Bia foi a primeira a quebrar ainda no quarto game da partida, jogando agressiva e entrando na quadra, e vinha firme em seus games de serviço. A paulistana chegou a abrir 5/2 e só havia perdido cinco pontos com o saque até o momento de servir para fechar o set, quando permitiu o empate à rival.

Mais sólida do fundo de quadra durante o tiebreak, Bia venceu dois pontos seguidos contra o saque da tcheca e definiu a parcial em um belíssimo bate-pronto. Destaque para duas estatísticas da tcheca, que fez oito aces, mas marcou apenas quatro dos treze pontos jogados em seu segundo saque.

Pliskova salvou um break point no início do segundo set. A tcheca contou com uma dupla-falta da paulista para liderar por 3/1, mas perdeu os dois games seguintes. As sacadoras prevaleciam até que Bia voltasse a ser quebrada no décimo game, quando um drop shot da rival finalizou uma longa troca de bolas e empatou a partida.

Depois de evitar duas oportunidades de quebra no game de abertura do último set, Pliskova só perderia mais três pontos com o próprio saque. Com apoio do público, a atleta da casa impôs seu jogo agressivo para conseguir duas novas quebras, fechando a partida com um winner de devolução. Irmã gêmea da top 5 Karolina Pliskova, Kristyna fez 12 aces e liderou a contagem de winners por 45 a 17.

Algoz de Bia, Kristyna Pliskova espera pela partida entre a letã Jelena Ostapenko e a croata Ana Konjuh para saber quem enfrentará na semifinal. Ostapenko e Konjuh empatavam por 1/1 no terceiro set, após 6/3 para a croata no set inicial e 6/4 para a letã na parcial seguinte, quando a disputa foi interrompida por falta de luz natural. 

Do outro lado da chave, a cabeça 3 local Barbora Strycova avançou ao marcar 6/3, 5/7 e 6/3 em duelo tcheco contra Katerina Siniakova e encara a alemã Mona Barthel, que venceu a italiana Camila Giorgi por 7/6 (7-0) e 7/6 (8-6). Strycova e Barthel abrem a rodada às 6h (de Brasília), com o complemento de Ostapenko e Konjuh marcado para às 8h. A vencedora retornará às 10h30 para enfrentar Pliskova.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis