Notícias | Dia a dia
Bellucci tem altos e baixos, mas vence a primeira
12/04/2017 às 18h44

Bellucci superou o jovem americano Frances Tiafoe em três sets

Foto: Divulgação

Houston (EUA) - Vindo de duas vitórias na Copa Davis, Thomaz Bellucci estreou com vitória no ATP 250 de Houston. Após altos e baixos ao longo de 2h03 de partida, o número 1 do Brasil e 65º do mundo foi dominante no terceiro set contra o jovem americano de 19 anos e 89º do ranking Frances Tiafoe para marcar 7/5, 1/6 e 6/2 e avançar às oitavas.

O próximo adversário de Bellucci no torneio americano em quadras de saibro será o 163º colocado argentino de 33 anos Maximo Gonzalez que derrotou o jovem americano 20 anos Jared Donaldson por 6/4, 5/7 e 6/3. O encontro entre os dois sul-americanos é inédito no circuito.

Pela primeira vitória em Houston, Bellucci recebe 20 pontos no ranking. Mas ele precisa descartar 10 pontos referentes ao 18º e último resultado válido para sua atual contagem. Por conta disso, ele só vai ganhando duas posições.

O primeiro set foi o de melhor nível técnico da partida. Os sacadores prevaleciam sem ameaças e até o momento em que Tiafoe tinha 40-30 no 12º game, cada jogador havia vencido exatos 31 pontos, sendo 24 no serviço e sete na devolução.

Naquele último game do set inicial, o jovem americano esteve muito dependente do segundo saque, cometeu duplas-faltas e sofreu com devoluções agressivas. Ele chegou a salvar um set point trazendo uma disputa de bolas curtas para a rede, mas Bellucci voltou a se impôr do fundo de quadra e aproveitou a segunda chance.

A reação de Tiafoe foi imediata, com uma quebra na abertura da parcial seguinte. Bellucci que colocava menos de 50% de primeiros saques em quadra, venceu apenas oito dos vinte pontos jogados com segundo serviço. O saldo disso foram outras duas quebras a favor do jovem americano, que empatou a partida.

A parcial decisiva começou com uma sequência de três quebras seguidas e liderança para Bellucci. Quando liderava por 2/1, o paulista encaixou um bom game de saque e passou a dominar a partida, chegando a vencer os três games seguintes. Tiafoe só voltaria a confirmar o serviço quando já perdia por 5/1 e teve três break points no game seguinte, mas o paulista conseguiu ótimos saques e terminaria o jogo com 10 aces e fechou a partida em seu primeiro match point.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva