Notícias | Dia a dia
Monteiro elimina favorito na estreia em Houston
12/04/2017 às 16h23

Monteiro acumula onze vitórias em chaves principais de ATP

Foto: Arquivo

Houston (EUA) - Em sua estreia no ATP 250 de Houston, Thiago Monteiro conseguiu uma importante vitória no torneio texano em quadras de saibro. Nesta quarta-feira, Monteiro derrotou o cabeça 7 local Donald Young, 42º do mundo, por 6/3 e 6/4 para avançar na competição.

A vitória sobre Young é a terceira mais expressiva para Monteiro em termos de ranking do adversário. O cearense já venceu o então número 9 do mundo Jo-Wilfried Tsonga no Rio Open do ano passado e bateu o 30º colocado Gilles Simon em Gstaad.

Aos 22 anos, Monteiro agora acumula 11 vitórias em chaves principais de ATP, além de ter vencido seus dois primeiros jogos de Copa Davis no último fim de semana, no duelo contra o Equador.

Seu próximo rival sai do duelo americano entre o convidado Ernesto Escobedo e o jogador vindo do quali Tennys Sandgreen. Enquanto Escobedo é 91º do mundo aos 20 anos, Sandgreen ocupa o 157º lugar aos 25 anos.

Atualmente ocupando o 81º lugar do ranking, o jovem cearense está a sete posições de igualar a melhor marca da carreira. Ele recebe 20 pontos pela primeira vitória e não defende resultados nesta semana, mas terá 33 pontos a descontar no dia 24 de abril.

Ao longo de 1h09 de partida, Monteiro disparou cinco aces e não teve o saque quebrado, enfrentando apenas um break point. No duelo de canhotos, o cearense conseguiu se impor nas disputas do fundo de quadra e Young pouco conseguiu mudar a tática após a perda de um set.

Um dos caminhos para a vitória foi explorar o segundo saque do americano. Monteiro venceu 11 dos 22 pontos jogados nessas condições e criou dois break points, aproveitando as duas chances. A primeira aconteceu ainda no sexto game da partida, enquanto a segunda aconteceu no importante sétimo game da parcial seguinte, quando o placar estava empatado por 3/3. Sacando para o jogo, o cearense fechou a porta na única vez em que teve o serviço ameaçado em toda a partida e fechou o jogo no segundo match point.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis