Notícias | Dia a dia
Cinco brasileiras miram vagas nas quartas em São José
04/04/2017 às 20h19

Eduarda Piai abre a rodada desta quarta-feira às 11h

Foto: Eric Visintainer/Divulgação

São José dos Campos (SP) - A gaúcha Gabriela Cé estreou com vitória na na etapa de São José dos Campos, do Circuito Feminino Future de Tênis. Cé precisou de apenas 1h14 para marcar duplo 6/2 contra a juvenil Ana Paula Melilo. Agora ela terá no caminho para as quartas de final a revelação do torneio Zoe Kruger, da África do Sul.

“Eu vi um pouco de uma partida dela [Zoe Kruger], na semana passada em Campinas, e ela joga muito bem mesmo, tem grande potencial para o futuro. O mais é importa será manter o meu padrão de jogo sem me preocupar com ela”, disse Cé. “Vou fazer de tudo para ir avançando”.

Kruger atualmente treina com o sueco Thomas Högstedt, ex-treinador de Maria Sharapova, Na Li, Caroline Wozniacki e Simona Halep, todas tenistas que já estiveram entre as três melhores do mundo.

“Ele [Thomas Högstedt] é não apenas o meu técnico, mas também uma figura paterna na minha vida. Eu aprendo muito com ele por causa de todas as grandes tenistas as quais ele já treinou. É uma experiência maravilhosa. É como um sonho realizado para qualquer jovem tenista”, disse Kruger, que é a tenista mais nova nesta etapa do Circuito Feminino, com apenas 14 anos. “Este é apenas o meu quarto torneio profissional e é maravilhoso. Estes são os primeiros passos para se chegar ao topo que é onde eu quero estar”, completou a sul-africana.

Outras quatro brasileiras avançaram para a fase oitavas de final do Circuito Feminino e agora querem chegar entre as 16 melhores da competição.

Nesta quarta-feira (5), Eduarda Piai abre a rodada às 11h na quadra central, contra a alemã Dana Kremer, semifinalista na etapa de Campinas, na última semana. Na quadra ao lado, Flávia Bueno enfrenta nas oitavas a terceira favorita da competição, a argentina Julieta Estable. E na sequência Nathaly Kurata terá confronto contra a argentina Maria Carle, que também foi semifinalista na semana passada.

A etapa de São José dos Campos é de nível ‘Future’ e dará 12 pontos para a campeã de simples, enquanto a vice-campeã receberá sete pontos no ranking mundial. Além disso, o Circuito Feminino proporciona um intercâmbio dentro do país para as tenistas e os técnicos participantes, que nesta etapa são 69 atletas entre a fase classificatória e a chave principal, sendo 11 nações representadas: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Equador, França, Rússia, Venezuela e Uruguai.

O destaque desta terça-feira foi Giovanna Tomita, que ganhou convite da organização do Circuito Feminino para esta etapa, e não desperdiçou a chance que recebeu. Ela venceu a oitava cabeça de chave, Lisa Maetschke, da Alemanha, por 4/6, 7/6(9) e 6/4. Thaisa Pedretti, Maria Silva e Rafaela Santos batalharam mas foram derrotas em três sets. Já Alexandra Silva perdeu em sets seguidos.

O Circuito Feminino Future de Tênis é apresentado pelo Itaú, através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal e tem o apoio da Rede. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. O Circuito tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis