Notícias | Outros
Brasil estreia nos Jogos Parapan-americanos de Jovens
21/03/2017 às 10h08

São Paulo (SP) – Nesta terça-feira inicia o campeonato de tênis em cadeira de rodas nos Jogos Parapan-americanos de Jovens com idade entre 13 e 21 anos. O torneio será realizado até o dia 24 de março nas quadras do Clube Esperia, na Zona Norte de São Paulo. A competição contará com a participação de cerca de 800 atletas, provenientes de 20 países. 

Esta é a quarta edição dos Jogos Parapan-americanos de Jovens, que acontece de quatro em quatro anos. Na última edição, realizada em Buenos Aires, na Argentina, a equipe brasileira conquistou quatro medalhas, uma de prata e três de bronze. 

A delegação brasileira é formada pelo mineiro Fábio Bernardes, de Uberlândia, o catarinense Jucelio Torquato, de Itajaí, e as brasilienses Jade Moreira e Maria Fernanda Alves. Os atletas serão acompanhados pelos técnicos Leonardo Conrado e Vinicius Lima. 

Revelação do tênis em cadeira de rodas, o catarinense Jucelio Torquato, atual número 5º  do ranking mundial juvenil, foi destaque nas Paralimpíadas Escolares 2016, sem perder nenhum set, e conseguiu vaga direta para representar o Brasil na Cruyff Foundation Junior Masters, realizado em janeiro na França. O torneio reuniu os melhores juvenis do Tênis em Cadeira de Rodas mundial e o Torquato levou o terceiro lugar do Grupo B. 

Este será o segundo Jogos Parapan-americanos de Jovens do mineiro Fábio Bernardes, 7º do ranking mundial. Em 2013, Fernandes foi superado na semifinal e conquistou a medalha de bronze. Seus melhores resultados ano passado foram os títulos de Niterói e Goiânia no circuito juvenil. 

A brasiliense Maria Fernanda Alves, 3º do ranking mundial, também representou o Brasil no Cruyff Foundation Junior Masters, realizado em janeiro, e conquistou a terceira posição. No ano passado, a brasileira disputou vários torneios profissionais e conquistou bons resultados, como o vice-campeonato em Uberlândia e três semifinais em São Paulo, Goiânia e São José dos Campos. 

Prata nas Paralimpíadas Escolares em 2016, a brasiliense Jade Moreira é a quarta integrante do tênis de cadeiras de rodas nos jogos. 

Além do tênis em cadeira de rodas, os Jogos Parapan-americanos de Jovens terão mais 11 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva