Notícias | Outros
Americanos dominam as finais de 18 anos no RS
18/02/2017 às 21h30

Amanda Anisimova é a atual vice-campeã do torneio.

Foto: Gabriel Hheusi/ Heusi Action

Porto Alegre (RS) - Neste sábado, foram conhecidos os finalistas da categoria 18 anos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Entre as meninas, a decisão será entre as norte-americanas Amanda Anisimova e Sofia Sewing. Já na chave masculina, o campeão sairá do confronto entre o também norte- americano Trent Bryde e o argentino Juan Pablo Grassi Mazzuchi. As partidas ocorrem a partir das 10h nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil. 

Atual vice-campeã do torneio em Porto Alegre, Amanda Anisimova, cabeça de chave número 1, foi a primeira a assegurar vaga na final. A norte-americana, que vinha passeando em quadra desde o início da semana - não perdeu um set sequer e em nenhum jogo havia cedido mais do que quatro games -, enfrentou uma adversária mais consistente na figura da pequena colombiana Maria Camila Osorio Serrano, sexta pré-classificada. No primeiro set, com raras oportunidades de quebra, Anisimova aproveitou um break point crucial no oitavo game e em seguida sacou com precisão para fechar a série em 6/3 após uma devolução para fora de Serrano. O saque, aliás, foi o que definiu o segundo set e a partida: a parcial começou com uma sucessão de break points convertidos, muitos em duplas faltas da adversária. Com uma quebra de vantagem, Anisimova administrou o placar com seu saque e fechou a partida em 6/4.

 

"Estou feliz demais, muito orgulhosa de mim mesma, pois precisei sacar muito", declarou a atual vice-campeã juvenil de Roland Garros ao final do jogo, quando sua adversária na decisão ainda não estava definida. "Independentemente de quem for, pretendo permanecer focada no meu jogo, são todas ótimas jogadoras e boas amigas." 

Na segunda semifinal dos 18 anos feminino, a americana Sofia Sewing venceu de virada a compatriota Elysia Bolton. No primeiro set, o domínio foi total de Elysia, que conseguiu duas quebras de saque e abriu vantagem de 3/0, para depois fechar em 6/4. Na segunda parcial, quem impôs o ritmo mais forte foi Sofia. Errando menos e com jogo sólido de fundo de quadra, a cabeça 7 fechou em 7/5. No terceiro e decisivo set não foi diferente: Elysia não aguentou a pressão imposta pela adversária e o forte calor, e acabou fisicamente esgotada. Vitória de Sewing por 6/0, após mais de duas horas. 

"Eu comecei cansada e ela parecia renovada, não tive muita chance. Depois do primeiro set, fui me recuperando, comi uns chocolates, bebi muito, muito líquido e acho que aí tudo virou", contou Sewing, de 17 anos, que pela primeira vez disputa a final de um torneio do Grupo A da ITF (Federação Internacional de Tênis). "Estou muito feliz e animada para a partida de amanhã (domingo), quero me divertir bastante em quadra. Tem sido uma semana fantástica para mim." 

DECISÃO MASCULINA - Pelas semifinais da chave masculina, o argentino Juan Pablo Mazzuchi entrou na quadra disposto a não dar chances para o norte-americano Oliver Crawford, sétimo cabeça de chave. Com um jogo variado e muito regular, Mazzuchi não teve dificuldades para fechar o primeiro set em 6/1. No segundo, o argentino manteve a tranquilidade. Crawford passou a arriscar mais e seguiu cometendo inúmeros erros não forçados. Melhor para Mazzuchi, que confirmou todos os serviços e venceu por 6/1 e 2 sets a 0, em pouco mais de uma hora de partida. "Joguei muito bem. Estou muito feliz. Mentalmente estou bem, conseguindo este equilíbrio, isso foi fundamental. Vai ser uma final dura, nunca joguei contra o Oliver Crawford, espero aproveitar muito e, quem sabe, sair com o título", afirmou o argentino. 

Em jogo que começou antes e acabou depois, Trent Bryde, cabeça de chave 8, e Vasil Kirkov, terceiro pré-classificado, duelaram entre si e ambos contra o sol e o calor absurdo na quadra central da ALJ. Depois de sofrer uma quebra de serviço quando sacava para fechar o primeiro set no nono game, Bryde se aproveitou do péssimo saque de Kirkov no game seguinte para enfim fechar a parcial em 6/4. No set seguinte, enquanto Bryde abusava dos erros não forçados, foi a vez de Kirkov crescer no jogo e fechar em 7/5. Mas a reação de Kirkov parou por aí. Demonstrando mais físico e bolas mais certeiras no terceiro set, Bryde não deu chances para o amigo e adversário e encerrou a partida com 6/0.

"Acho que ambos sentimos o calor no segundo set, mas ele (Kirkov) me fez suar por cada ponto", elogiou Bryde. "Eu sabia que não seria um jogo fácil, pois ele não desiste com facilidade, então estou ainda mais feliz por ter vencido." Para a final, prevista para ocorrer sob calor ainda mais forte devido ao término do horário de verão, o americano demonstra respeito pelo jogo do argentino. "Não o conheço muito, mas ele hoje teve uma boa vitória, e um canhoto no saibro é sempre bastante perigoso, mas espero ter um bom jogo amanhã." 

Definidas as duplas campeãs - As partidas decisivas das chaves de duplas dos 18 anos foram disputadas na tarde deste sábado, na principal quadra da Associação Leopoldina Juvenil. A mexicana Maria Jose Portilho Ramirez e a norte-americana Sofia Sewing conquistaram o título entre as garotas. Os norte-americanos Olukayode Ayeni e Trent Bryde venceram na disputa masculina. 

Maria Jose e Sofia confirmaram a condição de segunda dupla pré-classificada do torneio e ganharam da parceria formada pela chilena Fernanda Labrana e pela brasileira Thaisa Pedretti, terceira cabeça de chave, com parciais de 7/5 e 6/2. 

Na partida decisiva da disputa masculina, Ayeni e Bryde venceram Gabriel Decamps, do Brasil, e Nick Hardt, da República Dominicana, por 4/6, 6/3 e 10-8. 

A partida entre Ayeni/Bryde e Decamps/Hardt, uma das semifinais da chave, acabou valendo como jogo decisivo para a definição do título. Isso porque, no outro lado da chave, houve duas desistências. A dupla do argentino Sebastian Baez e do tcheco Ondrej Styler venceu por WO da parceria Juan Martin Jalif e Matias Soto, passando para a final, já garantindo, ao menos, o vice-campeonato. Na sequência, Baez e Styler desistiram de jogar a decisão, dando o título para o time que se classificaria à final e ficando com o vice-campeonato.

Resultados deste sábado: 

18 anos feminino - semifinais

Amanda Anisimova (EUA/1) d. Maria Camila Osorio Serrano (COL/6) 6/3 6/4

Sofia Sewing (EUA/7) d. Elysia Bolton (EUA) 4/6 7/5 6/0 

18 anos masculino - semifinais

Trent Bryde (EUA/8) x Vasil Kirkov (EUA/3) 6/4 5/7 6/0

Juan Pablo Mazzuchi (ARG) d. Oliver Crawford (EUA/7) 6/1 6/1

Programação deste domingo:

10 horas - Final feminina - Amanda Anisimova (EUA/1) x Sofia Sewing (EUA/7)

A seguir - Trent Bryde (EUA/8) x Juan Pablo Mazzuchi (ARG)

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal do Brasil, ProEsporte - Conselho Municipal do Desporto - Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).  

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva