Notícias | Outros
Rafael Silva e Luiza Fullana faturam os 16 anos
18/02/2017 às 16h24

Luiza Fullana quebra jejum nacional de 3 anos.

Foto: Miriam Jeske/ Heusi Action

Porto Alegre (RS) – Os brasileiros Rafael Silva e Luiza Fullana são os campeões dos 16 anos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. As finais da categoria foram disputadas neste sábado na Sogipa. Rafael Silva superou o compatriota Natan Rodrigues em dois sets, com parciais de 7/6 (5) e 6/0. Luiza venceu a colombiana Jessica Plazas também em dois sets, parciais de 6/4 e 6/2. 

O paulista Rafael Silva, que não estava entre os favoritos ao título, teve dificuldades no início. Após sair perdendo para o cabeça-de-chave número 15, Natan Rodrigues, o novo campeão dos 16 anos cresceu em quadra. “Eu sabia que seria muito duro, e o início do jogo mostrou isso. Depois que eu consegui controlar a partida, as coisas ficaram mais tranquilas, especialmente no segundo set”, afirmou Silva, que pela primeira vez vence o torneio disputado em Porto Alegre. 

FEMININO - Jogando em alto nível, Luiza Fullana devolveu ao Brasil o título dos 16 anos feminino após três edições de domínio das tenistas estrangeiras. A última brasileira a levar o troféu foi Luiza Stefani em 2013. Em uma partida sem erros, a brasiliense, que também não estava entre as favoritas ao título, superou a cabeça de chave número 2, a colombiana Jessica Plazas, com certa facilidade. “Consegui jogar em um nível até mais alto do que achei que poderia. Foi uma ótima partida, sem erros, e estou muito orgulhosa desse desempenho e desse título”, ressaltou a campeã. 

PAPA-TÍTULOS – Nos 14 anos, um brasileiro acostumado a vencer em Porto Alegre ficou com o título. O catarinense Pedro Boscardin Dias já venceu em todas as categorias abaixo, nove, 10, 12 e agora 14 anos. Neste sábado, Dias, sexto na lista dos favoritos, enfrentou o argentino Maximo Lucentini, sétimo cabeça-de-chave. Após sair perdendo o primeiro set, o brasileiro melhorou a partir da segunda parcial e dominou o jogo para vencer por 3/6, 6/2 e 6/2. “Este torneio me faz muito bem, sempre consigo ter boas participações. Esse título fecha a minha passagem pela categoria depois de ser campeão nas demais. Espero continuar desta forma”, comemorou o novo campeão. 

Na final estrangeira dos 14 anos feminino, a peruana Daianne Hayashida confirmou o favoritismo e ficou com o título. Cabeça de chave número 1, ela venceu na final a argentina Luana Morini, segunda melhor pré-classificada por 6/3 e 6/2. “Cheguei muito confiante porque jogamos outras seis vezes antes e eu nunca perdi. Meu objetivo era ganhar em dois sets e levar o título, já que essa foi a minha primeira vez nesse belíssimo torneio”, afirmou Hayashida. 

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT). 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva