Notícias | Dia a dia
Court exige maior reconhecimento com Era Amadora
26/12/2016 às 12h03

Margaret Court tem 24 títulos de Slam, dois a mais que Serena

Foto: Arquivo

Sydney (Austrália) - Maior vencedora de títulos de Grand Slam em todos os tempos, Margaret Court se incomoda com a falta de reconhecimento dos feitos obtidos durante a fase amadora do tênis. Isso porque das 24 conquistas da australiana, apenas onze foram obtidas na Era Aberta.

Court, que viu Serena igualar o recorde da fase profissional do esporte que pertencia a Steffi Graf com 22 conquistas, disse em entrevista ao jornal The Australian, que o tênis feminino precisa dar mais valor às campeãs do passado, tal como fazem os homens fazem com lendas do porte de Rod Laver e Ken Rosewall.

"Eu não entro muito nesse assunto, mas sei que algumas das melhores jogadoras -e ouvi Serena dizer isso- acham que naqueles anos amadores ninguém vinha para a Austrália, o que não é verdade", disse Court, que está com 74 anos.

"Maria Esther Bueno veio, e ela foi número 1 por muito tempo. Billie Jean King também veio a Melbourne nos primeiros anos e não começou já fazendo quartas ou semifinais", citou a australiana.

"Lembro de ter vencido a Maria quando tinha 17 anos nas quartas de final. Então às vezes você olha o quadro de honra e não vê as números 1 e 2 já pensa que os melhores jogadores não vinham aqui", concluiu.

"É um pouco triste que eles não reconhecem a era amadora do tênis feminino na época. Elas só não se esquecem de mim porque eu ganhei 11 títulos de Slam na Era Aberta", disparou a quinta maior vencedora da fase profissional do tênis, atrás de Serena e Graf com 22 e de Chris Evert e Martina Navratilova com 18.

"Os homens não fazem isso. Honram Rod Laver, Ken Rosewall e todos os mais velhos que jogaram em ambas as eras. As mulheres parecem só querer falar da Era Aberta e sinto que havia muitas jogadoras na era amadora melhores do que muitas de hoje".

Court dúvidas se verá Serena superar sua marca em competições individuais e acredita que seu recorde de 64 conquistas entre simples, duplas e duplas mistas está a salvo.

"Serena ainda tem que ganhar outros três ainda para me passar, o que não é uma coisa fácil de fazer. Se ela é boa o suficiente para conseguir, então bom para ela", afirmou a australiana. "Eu não acho que alguém vá superar os meus 64 títulos, mas alguém ultrapassar os 24 de simples, será merecido".

A lenda do tênis australiano ainda tem 19 títulos nas duplas e 21 nas mistas. "Lembro-me do quanto estive perto de ganhar alguns outros, liderava por 5/3 no segundo ou terceiro set e acabava perdendo".

"Nunca contei quantos Grand Slam eu ganhava quando eu ainda estava jogando. Eu não sabia quantos eu tinha até que os comentaristas de TV e outros historiadores do tênis os contaram. Demorou alguns anos depois que eu parei de jogar para saber que eu tinha vencido 24".

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis