fiogf49gjkf0d
Novak Djokovic, Dominic Thiem , Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Novak Djokovic, Dominic Thiem , Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Novak Djokovic, Dominic Thiem , tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/duelos/thiem_djokovic_miami_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/duelos/thiem_djokovic_miami_int.jpg" />Os dois tenistas que mais venceram jogos no circuito da ATP em 2016 se enfrentam nesta sexta-feira pela semifinal de Roland Garros, a parir das 10h (de Brasília). Novak Djokovic, com 42 vitórias e 5 títulos no ano, é favorito contra Dominic Thiem, que venceu 41 partidas e três torneios na temporada.
Se os números da temporada apresentam equilíbrio, os dois concorrentes vivem estágios diferentes em suas carreiras. Aos 23 anos, Thiem é novato em semifinais de Grand Slam, enquanto Djokovic estará nesta posição pela 30ª vez.
Caso Djokovic vença, ele chegará à sua vigésima final de Grand Slam, número que é igual ao de Rafael Nadal. O recordista nesse aspecto é Roger Federer com 28. O sérvio de 29 anos alcançaria ainda a sexta final seguida em competições deste nível, feito inédito em sua carreira.
Uma vitória nesta sexta-feira também fará com que Djokovic iguale sua maior série invicta em Grand Slam, com 27 jogos. Ele já estabeleceu uma marca rigorosamente igual entre a edição 2011 de Wimbledon e a de 2012 em Roland Garros. Caso conquiste o título em Paris, ele não apenas fecharia o Career Slam como também seria o atual detentor dos quatro maiores troféus do tênis.
Segundo integrante mais jovem no top 20 ao ocupar o atual 15º do lugar, Thiem já assegurou sua entrada no top 10. Ele será o sétimo do ranking mundial a partir da próxima segunda-feira e pode até ganhar mais uma posição em caso de título. O austríaco tem um histórico de 4 vitórias e 14 derrotas em jogos contra top 10. Todos os resultados positivos vieram no saibro, mas nenhum em Grand Slam.
Thiem tenta também sua primeira vitória contra um número 1 do mundo, já que o resutado mais expressivo foi bater o então vice-líder Roger Federer em Roma. Por outro lado, Djokovic tem raras derrotas para rivais de fora do top 10 em Slam nos últimos anos. A mais recente foi para Kei Nishikori (11º) no US Open de 2014 e antes disso caiu para Tomas Berdych (13º) e Jurgen Melzer (27º) nas edições de 2010 de Wimbledon e Roland Garros.
O histórico do confronto é curto, com apenas dois jogos em Masters 1000 e vitórias do sérvio em sets diretos. O último duelo, entretanto, ficou marcado pelo grande número de chances perdidas por Thiem. Em jogo válido pelas oitavas de Miami, o austríaco criou quinze oportunidades de quebra e perdeu 14 dessas chances, além de cometer 40 erros não-forçados.
Confira o histórico do confronto entre Djokovic e Thiem.
2016
Miami - Sintético - oitavas - Djokovic 6/3 6/4
2014
Xangai - Sintético - 3ª rodada - Djokovic 6/3 6/4