fiogf49gjkf0d
Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roland Garros Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roland Garros Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roland Garros tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/djokovic/0522_violino_facebook_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/djokovic/0522_violino_facebook_int.jpg" />Já consagrado como um dos maiores tenistas da história, o sérvio Novak Djokovic comemora neste domingo o 29º aniversário. Provavelmente, a festa será pequena. Dentro de 24 horas, ele inicia a caminhada pelo grande objetivo atual de sua carreira: o inédito título de Roland Garros. O presente só poderá vir depois de sete partidas e dentro de exatas duas semanas.
Nascido em Belgrado mas residente hoje em Monte Carlo com a esposa Jelena e o filho Stefan, Nole começou a jogar ainda aos quatro anos e com 16 já estava no circuito profissional, contrariando o sonho do pai Srdjan, que gostaria de vê-lo no futebol. Mas, aos 12, entrou na academia de Niki Pilic em Munique, onde ficou dois anos, e seu talento não o deixou sair do tênis.
Em 2006, foi eleito pelos tenistas como o de maior progresso no circuito. Aos 20, decidiu seu primeiro US Open e conquistou quatro meses depois o primeiro Grand Slam, na Austrália. Deu o grande salto de qualidade em 2011, ao faturar 10 títulos, três Grand Slam e marcar vitórias históricas sobre Rafael Nadal no saibro. Apareceu enfim na liderança do ranking no dia 4 de julho.
Desde então, Djokovic concorre a uma série de feitos históricos, principalmente com domínio iniciado em 2014. Já figura na lista dos cinco maiores ganhadores de Grand Slam, com 11 troféus, tendo atualmente o terceiro maior percentual de vitórias nesse nível de torneios (86,3%). Também é o sétimo em total de troféus na carreira, com 64, e lidera em conquistas de Masters 1000, com 29.
Nesta segunda-feira, será o quinto homem a atingir 200 semanas de liderança do ranking, sendo 99 consecutivas. Se aparecer nas quartas de final de Paris, será o primeiro profissional a atingir a marca de US$ 100 mi em premiação oficial.
Com tamanho sucesso, Djokovic é um fenômeno nas mídias sociais, já tendo alcançado 5,37 milhões de seguidores no Twitter e 6,6 milhões de 'curtidas' na sua conta do Facebook. Mantém uma Fundação para ajuda a crianças carentes desde 2007.