fiogf49gjkf0d
Roger Federer, Stefan Edberg, ATP Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Roger Federer, Stefan Edberg, ATP Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Roger Federer, Stefan Edberg, ATP tênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/federer/1115_finals_trofeus_edberg_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/federer/1115_finals_trofeus_edberg_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - Pelo 13º ano consecutivo, o suíço Roger Federer foi eleito o jogador preferido dos torcedores, em votação aberta no site da ATP. Após a primeira vitória no ATP Finals, o número 3 do mundo continuou em quadra para a cerimônia de premiação, em que também foi contemplado na categoria Stefan Edberg Sportsmanship, por sua conduta no circuito.
A segunda categoria recebe votos dos próprios jogadores e Federer foi o escolhido pelo 11º ano. Ele foi homenageado entre 2004 e 2009 e nos últimos cinco anos. Como a categoria leva o nome de seu ídolo de infância e atual treinador, foi o próprio sueco quem entregou o troféu.
Na escolha do público, o maior vencedor de Grand Slam é unanimidade desde 2003. Nesta temporada, sua vitória foi concretizada com 65% dos votos.
“Eu curto ganhar prêmios, especialmente aqueles que recebem os votos dos fãs e dos outros jogadores. É um momento muito legal mais uma vez na minha carreira. Muitos outros jogadores merecem os prêmios também”, disse o suíço.
Dirigindo-se ao público, o suíço deixou a mensagem para que continuem apoiando o tênis quando ele se aposentar, mas, se depender de sua vontade, isso ainda deve demorar. “Gostaria de agradecer aos fãs por votarem e por torcerem para mim, e por virem não apenas nos meus jogos. Continuem fazendo isso no futuro. Este é um dos maiores torneios que temos no circuito, espero que tenham aproveitado os jogos de hoje e aproveitem durante a semana. Eu vejo vocês no próximo ano e no próximo ano e por muitos mais anos”.
Ao todo, Federer detém o recorde de 31 troféus na premiação de fim de ano da ATP. Além das duas categorias já mencionadas, o atleta da Basileia tem cinco troféus pela liderança do ranking ao final das temporadas (2004-07 e 2009) e outros dois por suas ações filantrópicas.