fiogf49gjkf0d
Sania Mirza, Martina Hingis, Casey Dellacqua, Darija Jurak, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Sania Mirza, Martina Hingis, Casey Dellacqua, Darija Jurak, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Sania Mirza, Martina Hingis, Casey Dellacqua, Darija Jurak, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/hingis/0412_charleston_commirza_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/hingis/0412_charleston_commirza_int.jpg" />Charleston (EUA) - Não havia melhor palco para a coroação de Sania Mirza. Em Charleston, onde a WTA começou em 1973, e em uma quadra que hoje leva o nome de Billie Jean King, a jogadora indiana que tanto lutou pela igualdade de gênero no esporte atingiu a liderança do ranking de duplas. Mirza conquistou neste domingo o título do Premier de Charleston ao lado da suíça Martina Hingis ao marcarem 6/0 e 6/4 contra a croata Darija Jurak e a australiana Casey Dellacqua.
Mirza é a 34ª mulher a ser número 1 de duplas e se torna a primeira de seu país no tênis feminino, repetindo o feito dos compatriotas Leander Paes e Mahesh Bhupathi, no masculino em 1999. Ela ainda é a quarta asiática no topo, repetindo a japonesa Ai Sugiyama, a chinesa Shuai Peng e a taiwanesa Su-Wei Hsieh.
Disputando apenas o terceiro torneio juntas, Hingis e Mirza mantiveram a invencibilidade, agora em 14 jogos. Elas se juntaram em março com o intuito de fazer um teste nos importantes torneios de Indian Wells e Miami. Depois de dois títulos seguidos, elas decidiram que jogarão juntas até o fim do ano e voltaram a erguer um troféu.
Desde a vitória nas quartas de final, na noite da última sexta-feira, Hingis e Mirza já sabem que assumirão a liderança da Corrida para Cingapura, ranking que contabiliza apenas os resultados obtidos em 2015, ultrapassando as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina e a dupla campeã de Melbourne Bethanie Mattek-Sands e Lucie Safarova.
A conquista deste domingo veio em jogo de 57 minutos. Começou com um game equilibrado no saque da indiana, que manteve a firmeza na troca de cruzadas do fundo de quadra. Hingis matou o ponto decisivo na rede. Logo na sequência, as favoritas quebraram de zero o saque de Dellacqua com direito a dois winners de devolução. O rápido primeiro set durou pouco mais de 20 minutos.
A segunda parcial foi mais dura, com Mirza perdendo o saque logo de cara, mas a quebra foi devolvida logo no segundo game. Hingis e Mirza assumiram o controle e chegaram a sacar para o jogo. A suíça errou um voleio no match point e a indiana sofreu uma nova quebra. Em seguida, elas conseguiram nova quebra no decisivo décimo game em uma dupla-falta da australiana que selou o confronto.