fiogf49gjkf0d
Madison Keys, Venus Williams , Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Madison Keys, Venus Williams , Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Madison Keys, Venus Williams , tênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiras_outras/keys_fore_australia_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiras_outras/keys_fore_australia_int.jpg" />Melbourne (Austrália) – O encontro de gerações do tênis feminino norte-americano terminou com uma simbólica “passagem de bastão”. Madison Keys, de apenas 19 anos, eliminou Venus Williams com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4 nas quartas de final do Australian Open, e avançou pela primeira vez a uma semifinal de Grand Slam.
A adversária de Keys na semifinal será sua compatriota Serena Williams ou a eslovaca Dominika Cibulkova. A adolescente jamais enfrentou a número 1 do mundo, mas tem um retrospecto positivo diante da atual vice-campeã do torneio: três vitórias e nenhuma derrota.
Número 35 do mundo, Keys é treinada por Lindsay Davenport. A norte-americana venceu seu primeiro torneio em Eastbourne na última temporada. Além de passar por Venus, ela surpreendeu a tcheca Petra Kvitova na melhor campanha de sua carreira, em Melbourne. O resultado colocará Keys no top 20 da WTA pela primeira vez.
Keys começou a partida com bastante energia, trocando bolas retas e fortes com Venus do fundo de quadra. A adolescente conquistou a primeira quebra de saque em 4/3 e a segunda para fechar em 6/3. Dos últimos 19 pontos do set inicial, 16 foram vencidos por Keys.
Porém, Venus reagiu prontamente no segundo set, quebrando no terceiro game e em seguida no quinto. Perdendo por 4/1, Keys pediu atendimento médico para a coxa esquerda (mesmo local que ela lesionou na temporada de grama de 2014) e a ex-número 1 sentiu a parada, sofrendo o empate em 4/4. Com a chance de passar à frente do placar, Keys vacilou, cedendo dois games seguidos e o set.
O terceiro set teve início promissor para Venus, que abriu 3/1. No entanto, o festival de quebras de saque estava apenas começando: foram três consecutivas (duas de Keys) até o 4/4. A jovem confirmou o serviço no game seguinte e colocou pressão em Venus, que distribuiu erros não-forçados nos pontos derradeiros da partida.
Para Venus, fica o consolo do retorno ao top 15 do ranking e o fato de ter chegado às quartas de um Slam pela primeira vez desde 2010.