fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Guilherme Clezar, Adrian Ungur, Filippo Volandri, Teimuraz Gabashvili, Challenger FinalsCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Guilherme Clezar, Adrian Ungur, Filippo Volandri, Teimuraz Gabashvili, Challenger FinalsCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Guilherme Clezar, Adrian Ungur, Filippo Volandri, Teimuraz Gabashvili, Challenger Finalstênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/clezar/1112_chfinals_treina_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/clezar/1112_chfinals_treina_int.jpg" />
Notícias | Dia a dia
Clezar convoca torcida para estreia no Harmonia
12/11/2013 às 15h53
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/clezar/1112_chfinals_treina_int.jpg" title="Clezar abre campanha contra o ucraniano Nedovyesov" />

Clezar abre campanha contra o ucraniano Nedovyesov

Foto: Marcello Zambrana/Inovafoto
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

São Paulo (SP) - Os oito tenistas que disputam o ATP Challenger Tour Finals em São Paulo conheceram seus adversários nesta terça-feira. Único brasileiro no torneio, Guilherme Clezar foi sorteado no Grupo Verde e está ao lado do russo Teymuraz Gabashvili, do ucraniano Oleksandr Nedovyesov e do romeno Adrian Ungur. O Grupo Amarelo é encabeçado pelo italiano Filippo Volandri e tem ainda o holandês Jesse Huta Galung, o colombiano Alejandro Gonzalez e o eslovaco Andrej Martin. 

Aos 20 anos, Clezar alcançou nesta semana o melhor ranking da carreira, em 159º. "O planejamento no começo do ano era terminar perto de 150º, então está mais ou menos como o esperado. Estou em uma fase muito boa da minha carreira e o ranking é um reflexo do bom ano que eu tive", afirmou.

Os melhores resultados do brasileiro na temporada vieram em casa, com o título do Challenger de Campinas e os vices em Santos, São Paulo e Porto Alegre. Nas últimas três semanas ele disputou torneios na América do Sul e volta ao Brasil para encerrar o ano após a semifinal em Bogotá.

"É gostoso jogar em casa e sempre é importante para o jogador, vindo de muitos torneios fora do Brasil, ter o apoio da torcida". Sua estreia será diante de Nedovyesov, atual 96º da ATP, no jogo que encerra a programação da quarta-feira, às 19h. 

Tenista mais experiente entre os que brigam pelo título em São Paulo, Volandri, de 32 anos, brinca sobre a idade, mas garante que mesmo no final da temporada chega em boas condições físicas. "Eu estou ficando velho, mas ainda estou em forma (risos). Esse torneio é difícil para todos. Estamos no final do ano, podemos estar um pouco cansados, mas é muito importante pelos pontos e pela premiação que está em jogo", disse.

Cabeça de chave do grupo verde, o russo Teymuraz Gabashvili, número 84 do ranking, é o tenista mais bem ranqueado entre os competidores do ATP Challenger Tour Finals. Para sua estreia, prevista para as 16h desta quarta-feira, Gabashvili duelará com o romeno Adrian Ungur, finalista da última edição do torneio que reúne os melhores do circuito Challenger.

"Eu espero ser visto em São Paulo como o jogador a ser batido, embora eu não me considere como principal favorito do torneio por conta do meu atual ranking. Todos os oito tenistas são campeões do circuito e sabem o caminho para vencer um torneio deste nível, que é sem dúvida o melhor entre os Challengers", avalia Gabashvili. 

Já Adrian Ungur chega a São Paulo em situação oposta aos seus adversários. O romeno, por ser vice-campeão em 2012 do ATP Challenger Tour Finals, defende esta semana 60 pontos, um desafio que o pressiona a conquistar mais uma grande campanha em São Paulo não somente pelos pontos, mas pela chance de manter-se com esperanças de voltar ao top 100. 

"Defender pontos é algo que sempre pressiona o tenista, mas tentarei permanecer centrado nos aspectos que envolvem o meu desempenho em quadra, em vez de me importar tanto com os pontos que preciso defender", avaliou Ungur, atual número 106 do ranking e que foi campeão nesta temporada em Arad (Romênia) e Tunis (Tunísia), ambos sobre o piso de saibro.

Programação desta quarta-feira, dia 13:

A partir das 13h
Jesse Huta Gakung (HOL) vs. Andrej Martin (ESL)
Filippo Volandri (ITA) vs. Alejandro Gonzalez (COL)
Teymuraz Gabashvili (RUS) vs. Adrian Ungur (ROM)
Não antes das 19h
Oleksandr Nedovyesov (UCR) vs. Guilherme Clezar (BRA)

Últimas notícias
Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva
ProSpin