fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Roger Federer, Juan Martin Del Potro, Rafael Nadal, Finals, LondresCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Roger Federer, Juan Martin Del Potro, Rafael Nadal, Finals, LondresCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Roger Federer, Juan Martin Del Potro, Rafael Nadal, Finals, Londrestênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/federer/1109_londres_voleioalto_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/federer/1109_londres_voleioalto_int.jpg" />
Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Federer reage duas vezes e faz semi contra Nadal
09/11/2013 às 15h05
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/federer/1109_londres_voleioalto_int.jpg" title="Federer busca 9ª final no torneio de encerramento" />

Federer busca 9ª final no torneio de encerramento

Foto: Site oficial
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Londres (Inglaterra) - No melhor e mais emocionate jogo da a semana, o suíço Roger Federer conseguiu seguidas recuperações, superou o argentino Juan Martin del Potro e avançou para a semifinal do Finals de Londres. Com o duríssio placar de 4/6, 7/6 (7-2) e 7/5, marcou sua segunda vitória na fase classificatória e agora reencontrará o canhoto espanhol Rafael Nadal, ainda invicto no torneio, às 12 horas deste domingo.

Esta foi a 15ª vitória de Federer sobre Del Potro em 20 duelos já realizados e a segunda consecutiva. Nesta temporada, o argentino levou a melhor na final da Basileia e o suíço ganhou na semana passada em Paris. Curiosamente, o suíço havia perdido os dois confrontos feitos contra Delpo na arena O2, nas rodadas classificatórias de 2009 e 2012.

Com o resultado deste sábado, Federer recupera o sexto lugar do ranking, ultrapassando o já eliminado tcheco Tomas Berdych, e irá terminar a temporada nessa posição, já que nem mesmo o título será suficiente para alcançar Del Potro. Será ainda assim sua mais baixa classificação ao final de um ano desde o 13º posto que tinha em dezembro de 2001.

Federer atinge a oitava semifinal da temporada, um número muito baixo para seus padrões. Ele tem apenas um título, em Halle, além de vices em Roma e Basileia e semis no Australian Open, Dubai e Hamburgo. Delpo por sua vez ganhou quatro títulos em 2013, em Roterdã, Washington, Tóquio e Basileia, e decidiu Indian Wells e Xangai. O único tenista argentino a ganhar o Finals até hoje foi David Nalbandian, em 2005.

O suíço começou mal a partida e perdeu seis pontos seguidos, incluindo seu próprio saque. Forçado a jogar sempre no fundo de quadra, não teve muita oportunidade diante da bola pesada do argentino, que abriu 5/1 e parecia caminhar para um desfecho rápido no set. O suíço no entanto reagiu. Conseguiu ser mais agressivo, recuperou uma quebra e foi a 4/5. Pressionado, Delpo cedeu dois break-points, mas salvou ambos com saques excepcionais.

A solidez de Del Potro no fundo de quadra também lhe propiciou uma quebra prematura, logo no terceiro game do segundo set. Federer continuou lutando, aprimorou a devolução e recuperou o placar no sexto game. A partir daí passou a jogar um tênis bem mais agressivo, com extraordinários voleios contra os pesados golpes do argentino. A decisão foi ao tiebreak e um grande controle emocional do suíço esticou a partida, após 91 minutos.

Mas todo o esforço e apoio da torcida pareciam ter caído por terra logo na abertura do terceiro set, quando novamente sofreu uma quebra precoce, o que permitiu ao adversário saltar para 3/0. Federer não se entregou, mostrou-se paciente nas longas trocas de bola e viu o número 5 do ranking falhar com seu forehand, igualando por 3/3. O jogo então ficou dramático e muito bem jogado, com lances emocionantes e corajosos dos dois lados. Por fim, Federer conseguiu a quebra e, com 6/5, ainda salvou um break-point antes de concluir a maratona de 2h26.

Nos duelos diretos que vêm desde 2004, Nadal leva ampla vantagem contra Federer, com 21 vitórias e apenas 10 derrotas. Nesta temporada, o espanhol ganhou todos os três confrontos, no saibro de Roma e na quadra sintética de Indian Wells e Cincinnati.

Últimas notícias
Comentários