fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Stanislas Wawrinka, Rafael Nadal, Toni Nadal, Carlos Bernardes, LondresCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Stanislas Wawrinka, Rafael Nadal, Toni Nadal, Carlos Bernardes, LondresCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Stanislas Wawrinka, Rafael Nadal, Toni Nadal, Carlos Bernardes, Londrestênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/wawrinka/1106_finals_serio_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/wawrinka/1106_finals_serio_int.jpg" />
Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Wawrinka critica Bernardes por não punir instrução
06/11/2013 às 16h50
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2013/wawrinka/1106_finals_serio_int.jpg" title="Wawrinka acha que Toni orientou Nadal o jogo todo" />

Wawrinka acha que Toni orientou Nadal o jogo todo

Foto: Divulgação
José Nilton Dalcim
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Frustrado e abatido com a derrota em dois apertados sets diante de Rafael Nadal, o que marcou sua 12ª derrota para o espanhol sem ganhar um único set, o suíço Stanislas Wawrinka não poupou críticas ao árbitro brasileiro Carlos Bernardes por não ter tomado uma atitude quanto às seguidas instruções que o técnico Toni Nadal teria dado a Rafa durante a partida.

"Não é nada pessoal contra eles, mas todos sabemos, tenistas e árbitros, que Toni sempre tenta ajudar. É normal, faz parte do jogo. Mas tem um limite. Acho que o árbitro só não deu advertência para Rafa porque seria a segunda, e ele perderia o ponto. Todos que estavam lá viram. Antes de cada ponto, ele dava instrução. Está na regra, o árbitro deveria ter feito alguma coisa".

Sobre a derrota, ele tentou medir as palavras. "Preciso tomar cuidado com o que eu disser agora, porque estou com sentimentos confusos e preciso me manter positivo para o jogo decisivo de sexta-feira", admitiu o suíço. "Mas estou realmente desapontado, tive tantas chances. Sinto como se não conseguisse mudar o jogo ou o placar. Fiz tudo certo, mas talvez um ou erro importante. No final, deu Rafa de novo. Ele é o número 1. Por isso é tão difícil ganhar dele. Mesmo quando você joga o seu melhor, ele ainda está lá, tentando achar uma forma de vencer".

O suíço acredita ter feito a tática correta. "Neste tipo de quadra coberta, é preciso ser agressivo o tempo todo contra ele e acho que fiz isso muito bem, incluindo insistindo em ir à rede, até após o saque. Mesmo levando algumas passadas, era o correto a se fazer. Mesmo derrotado, acho que fiz uma grande partida, tomei as decisões certas o tempo todo. Ainda não ganhei um set, mas fiz meu melhor jogo contra ele".

Wawrinka acredita ainda na chance de passar para a semifinal no duelo diante de David Ferrer, na sexta-feira. "Tudo depende de mim e acho que estou jogando um grande tênis. Mostrei hoje que, se fizer meu melhor, posso jogar de igual para igual com todos".

Últimas notícias
Comentários