fiogf49gjkf0d
Juan Martin Del Potro, Brian Baker, Nikolay Davydenko, Paul-Henri Mathieu, ValenciaCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Juan Martin Del Potro, Brian Baker, Nikolay Davydenko, Paul-Henri Mathieu, ValenciaCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Juan Martin Del Potro, Brian Baker, Nikolay Davydenko, Paul-Henri Mathieu, Valenciatênis" /> fiogf49gjkf0d 2012/del_potro/1020_veina_toss_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2012/del_potro/1020_veina_toss_int.jpg" />Basileia (Suíça) - O argentino Juan Martin del Potro não só conquistou um novo triunfo no ATP 500 da Basileia, deixando pelo caminho o norte-americano Brian Baker em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/1, mas também garantiu um lugar no Finals de Londres. Sétimo na corrida da temporada, ele contou com a desistência do espanhol Rafael Nadal para ter seu lugar garantido.
Del Potro pode no máximo ser superado por dois de seus perseguidores, o que o levaria à nona posição entre os melhores de 2012. Contudo, como Nadal não é mais um dos candidatos ao torneio que fecha o ano do circuito da ATP, o argentino assegura sua vaga na competição com os 90 pontos somados com as quartas de final na Basileia.
Seu próximo oponente no piso sintético suíço será o vencedor da partida envolvendo o sul-africano Kevin Anderson e o australiano Marinko Matosevic. Cabeça de chave número 2, "Delpo" venceu todos os três duelos que travou contra o sul-africano e também nunca perdeu para o australiano, triunfando nos dois embates que travou com este, ambos nesta temporada.
O ótimo aproveitamento de saque, com o qual faturou 77% dos pontos disputados, sendo desses 10 aces, foi fator fundamental para a vitória do argentino contra Baker. Ele não teve o serviço ameaçado uma vez sequer, ao passo que anotou três quebras nas sete oportunidades que teve a seu favor, uma no primeiro set e outras duas no segundo.
Responsável por eliminar o local Stanislas Wawrinka na primeira rodada, o russo Nikolay Davydenko não fui muito mais longe e logo na fase seguinte acabou caindo. Nesta quinta, ele perdeu em três sets, com parciais de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/4para o francês Paul-Henri Mathieu, que terá pela frente o búlgaro Grigor Dimitrov.