Instrução | Melhore seu jogo
Bolas do 'Play & Stay' também são boas para adultos
Por Suzana Silva
27/10/2020 às 17h02

Que bolas do 'Play and Stay' são utilizadas para a iniciação das crianças e são regra para as competições até 10 anos desde 2010 você já sabe! Será que são adequadas para a iniciação dos adultos também?

As bolas vermelha, laranja e verde foram pensadas por um comitê técnico envolvendo todas as principais nações pertencentes à Federação Internacional de Tênis (ITF), com o objetivo de facilitar o aprendizado do jogo para crianças e adultos.

Os espaços de jogo menores e as bolas mais lentas trazem as seguintes vantagens para os adultos que iniciam na modalidade ou que querem evoluir seu jogo mais rapidamente:

1. Maiores trocas de bola favorecem o condicionamento cardiovascular;

2. Adultos já entendem as dinâmicas táticas e sentem o prazer de jogar desde a primeira aula;

3. Quando são de duas cores, as bolas ainda favorecem o entendimento da rotação da bola para a geração dos efeitos topspin e slice para tenistas iniciantes e intermediários;

4. As bolas mais lentas favorecem o tempo de reação, levando à evolução do gesto motor dos golpes mais rapidamente (sim, você aprenderá mais rápido a jogar usando as bolas lentas);

5. As bolas mais lentas podem ser utilizadas para evoluir o gesto técnico de tenistas avançados que estão modificando seus golpes;

6. As bolas mais lentas facilitam a volta às quadras de tenistas que ficaram um tempo sem jogar, pois dão mais tempo para se posicionarem e efetuarem os golpes, evitando lesões (tem sido muito usadas nesta volta pós-quarentena);

7. As bolas mais lentas são usadas em torneios amadores na Europa e Estados Unidos para facilitar mais trocas de bola: diversão e saúde garantidas! Curiosidade: a bola laranja, 50% mais lenta que a bola amarela usada pelos profissionais, é usada em quadra de 18m e é a bola oficial da modalidade Beach Tennis.

A bola vermelha é 75% mais lenta, e é utilizada em quadra de 11m. A bola verde é 25% mais lenta, utilizada já na quadra oficial de 23,77m.

Experimente usar e conta para a gente como foi! Já usou? Quer dar o seu depoimento?

Suzana Silva é apaixonada por ensinar o jogo de tênis para qualquer pessoa que queira aprender, e tem como missão trazer mais praticantes para nosso esporte favorito. Diretora da Suzana Silva Tênis, baseada no Hotel Transamerica São Paulo, criou o Método Suzana Silva de ensino de tênis, é Coordenadora Pedagógica do Programa Jogue Tênis nas Escolas/CBT e pertence à Equipe Nacional de Capacitação da CBT.

suzana.silva@suzanasilvatenis.com.br


Comentários
Loja - livros
Suzana Silva