Matheus Dalcim
Especial para TenisBrasil
Entre tantos feitos de precocidade já obtidos nesta temporada, o carioca João Fonseca obteve outra façanha relevante nesta segunda-feira, ao aparecer de forma inédita entre os 30 mais bem classificados do ranking profissional de simples.
Campeão de dois ATPs nesta temporada, em Buenos Aires e na Basileia, além de somar vitórias em todos os quatro Grand Slam e seis triunfos em torneios de nível Masters, Fonseca somou pontos suficientes para aparecer no 28º posto nesta segunda-feira, aos 19 anos e dois meses de idade.
Com isso, ele se tornou o mais jovem brasileiro desde o início da Era Aberta a atingir essa nobre faixa de ranking, desde que o sistema matemático foi introduzido em 1973 para os homens e duas temporadas depois para as mulheres.
Ele supera o próprio Gustavo Kuerten, que disparou do 66º para o 15º posto ao conquistar seu primeiro troféu de Roland Garros, então com 20 anos e oito meses. Depois de Guga, o mais jovem era Thomaz Bellucci, que apareceu pela primeira vez no 28º posto aos 22 anos e um mês.
Veja no quadro abaixo os nove brasileiros que já figuraram no top 30, com a idade, o ranking e a data que atingiram o feito pela primeira vez, tanto na ATP como na WTA. As classificações de Maria Esther Bueno e Thomaz Koch não computam a fase amadora, já que não havia ranking oficial à época.













Algo que poucos se lembram, que o primeiro titulo no circuito da ATP do nosso saudoso Guga, foi Roland Garros 1997, quando era 66 do ranking. Antes disso só tinha ganho Challengers. Só em 1998 foi ganhar os primeiros torneios que hoje seriam ATP 250, Stutgard e Mallorca. Incrível, não? Fonseca também é incrivel, mas está seguindo o caminho mais natural, primeiro um ATP 250, depois um 500, breve esperamos um M1000 e quem sabe em 2026 ou 2027 um GS…
Senão me falha a memória, o Guga foi campeão no Challenger de Campinas, antes de ir pra RG, não foi redação?
Na verdade, Curitiba!
Maria Esther era tão excepcional que conseguiu ser top 30 aos 37anos, na década de 70 quando, com essa idade, um atleta já era considerado um idoso.
Ela era mesmo espantosa! Pena que o seu auge se deu na era Amadora.
Com a 2º final de ATP e o 2º título, Fonseca iguala o número de finais de Marcos Hocevar e iguala o número de títulos de Jaime Oncins. Além disso, chegou a 36 vitórias de ATP e está apenas 3 vitórias atrás de Thiago Wild. Está também com 12 semanas no TOP50 e agora sua 1º semana no TOP30
Prezados colegas, e Sr Redator, o australiano Alex de Minauer esta neste Master Mil em Paris?? Se não, porquê? É que li que ele possivelmente seria o adversário do nosso João Fonseca na terceira rodada, e não achei o nome dele, Di Minauer, no torneio!!!
Sim, está na chave e realmente seria o terceiro adversário do Fonseca. Você não deve ter visto a chave oficial: https://www.protennislive.com/posting/2025/352/mds.pdf