Miami (EUA) – Chris Evert, ganhadora de 18 títulos de Grand Slam em simples, veio a público nesta quarta-feira para atualizar seus seguidores sobre o tratamento contra o novo câncer de ovário, anunciado no último dia 25 de junho em suas redes sociais. A ex-número 1 do mundo teve que se afastar das funções como comentarista de Wimbledon para tratar do novo problema de saúde. A norte-americana de 71 anos vem lutando contra o câncer de ovário desde 2021 e teve novo enfrentamento no fim de 2023, quando a doença voltou.
“Recuperar-me da cirurgia e me preparar para mais uma rodada de quimioterapia não tem sido fácil”, admitiu Evert, falando com o rosto coberto por uma máscara de proteção azul e boné na cabeça. “Há momentos em que me pergunto quantas vezes um coração pode ser obrigado a lutar a mesma batalha. Mas ainda estou aqui. Ainda tenho esperança. Ainda estou lutando. Obrigada por cada oração, cada mensagem carinhosa e cada demonstração de amor que vocês me enviaram. Elas significam mais do que palavras podem expressar”, agradeceu.
A tricampeã de Wimbledon (em 1974, 1976 e 1981), que sempre foi aberta quanto à sua saúde, já passou por uma cirurgia, considerada a primeira etapa do tratamento. “Já fui submetida a uma cirurgia como primeiro passo da minha recuperação e começarei a quimioterapia nas próximas semanas”, explicou no fim do mês passado.
Na ocasião, Evert classificou a doença como “implacável”, mas demonstrou confiança em uma nova recuperação. “O câncer de ovário é implacável, mas vou permanecer otimista e determinada a continuar lutando essa batalha”. A ex-número 1 do mundo também agradeceu o apoio recebido. “Sou profundamente grata à minha equipe médica, à minha família, aos amigos e a todos que me enviaram mensagens de carinho e incentivo. Espero reencontrar todos em breve”.
Apesar de afastada para o tratamento, Evert tem acompanhado Wimbledon e nesta quarta, fez um comentário sobre a difícil vitória de Coco Gauff: “Não foi o seu melhor tênis, mas tem uma garra lendária, e isso é uma grande parte do esporte.”










