Djokovic bate Zverev, marca 32ª vitória seguida em Pequim e faz história

Novak Djokovic (Foto: ATP Tour)

Pequim (China) – Dono dos principais recordes do tênis em todos os tempos, Novak Djokovic registrou mais uma marca histórica para sua carreira neste domingo. Ao bater o alemão Alexander Zverev com uma virada por 4/6, 6/4 e 6/4, em 2h34 de partida, o sérvio chegou à 32ª vitória em 32 jogos no ATP 500 de Pequim, alcançando sua sétima semifinal consecutiva na capital chinesa.

O feito coloca Djokovic como o único tenista a vencer suas primeiras 32 partidas em um mesmo evento. O recorde anterior pertencia a Rafael Nadal, que ganhou seus primeiros 31 jogos em Roland Garros, entre 2005 e 2009. O espanhol viria a obter outras duas sequências maiores no saibro parisiense, vencendo 35 partidas em sequência entre 2016 e 2021 e 39 jogos sem perder entre 2010 e 2015. Rafa ainda ostenta a maior invencibilidade da história no circuito da ATP, com 46 triunfos seguidos em Monte Carlo (2005 a 2013).

Hexacampeão em Pequim, Nole faturou as edições de 2009, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015. Desde então, nunca mais havia disputado o torneio chinês, retornando agora pela primeira vez em 11 anos. Além do incrível retrospecto no torneio, o sérvio de 39 anos alcança sua 202ª semifinal da carreira, aproximando-se das 211 de Roger Federer. O recorde é de Jimmy Connors, com 239.

Em busca de mais uma final, Djokovic terá pela frente o russo Daniil Medvedev, que mais cedo superou o argentino Francisco Cerúndolo por 7/6 (7-4) e 6/3. Será o 16º duelo entre os dois, com dez vitórias do sérvio e cinco do russo. Eles não se enfrentam desde a final do US Open de 2023, quando Nole levantou pela última vez um troféu de Grand Slam.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Zverev, por sua vez, buscava sua quarta semifinal em Pequim e repete as quartas de 2016 e de 2025. Tenista com mais vitórias em ATP 500 desde que a série foi iniciada, em 2009, Sascha tem 125 triunfos neste nível de torneio.

Ao cair ainda nas quartas de final na capital chinesa, ele perde a chance de ganhar pontos importantes na briga pelo número 1 do ranking. Neste momento, ele está a 1.280 pontos de Jannik Sinner, que já anunciou que não jogará o Masters 1000 de Xangai e tem seu retorno incerto devido a um problema no joelho direito.

Partida teve polêmica e grande reação de Djoko

O 15º encontro entre Alexander Zverev e Novak Djokovic cumpriu as expectativas. O jogo teve de tudo: bons lances, confusão, reviravolta e, no fim, a vitória do sérvio, que precisou buscar uma virada para manter sua campanha perfeita em Pequim. Zverev chegou a abrir vantagem no placar, mas Djokovic foi crescendo durante a partida e encontrou forças para decidir o confronto nos detalhes.

O alemão largou na frente e conseguiu a quebra logo no game inicial. Pouco depois, veio a principal polêmica do jogo. Zverev pediu a revisão de um saque após uma mudança na placa de publicidade da quadra, mas a jogada já havia continuado. Djokovic contestou a decisão do árbitro de voltar o ponto, e a discussão paralisou a partida por cerca de três minutos. Na retomada, Zverev cometeu erro não forçado e perdeu o ponto do mesmo jeito, mas conseguiu sustentar a vantagem e fechou o primeiro set por 6/4, depois de salvar dois break-points no game decisivo.

A resposta de Djokovic veio em uma segunda parcial muito equilibrada. Os dois trocaram confirmações de saque até Zverev ter uma chance de quebra no nono game, que poderia encaminhar a vitória. O alemão não aproveitou e, na sequência, viu o sérvio conseguir a quebra que mudou o rumo da partida. Djokovic venceu o set e levou a decisão para a terceira parcial.

O último set manteve a tensão até os momentos finais. Zverev teve uma chance de quebra no terceiro game, mas não converteu, e os dois seguiram firmes até o alemão precisar sacar em 5/4 para permanecer no jogo. Ele ainda salvou um match-point e teve duas oportunidades para confirmar o serviço, mas Djokovic não deixou escapar. Na última delas, Zverev parou na rede com um backhand e viu o sérvio completar a virada por 4/6, 6/4 e 6/4.

Subscribe
Notificar
guest
117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
04/10/2026 18:16

Como esperado, os anti-Djokovic, especialmente os fãs do Roger Federer, desmerecendo Alexander Zverev, o ATP 500 chinês, e, de quebra, todos os jogadores nascidos na década de 1990. Imagino que os cotovelos desse pessoal devem estar pegando fogo. Eu teria vergonha de escrever certos comentários que alguns anti-Djokovic postam neste espaço, porque escancaram o quanto estão ressentidos. E talvez os jogadores que estão iniciando no circuito juvenil de tênis deveriam treinar também fazer milongas. Porque alguns aqui falam que o Djokovic é o Mago das Milongas e se isso for verdade é sinal de que as milongas dão certo, pois olhem os resultados que o Nole conseguiu em sua carreira.

Luciano
Luciano
04/10/2026 16:58

Relembrando as palavras da lenda Rafa Nadal (corroboradas pelo baby gênio Carlitos Alcaraz): Novak é o melhor que eu já vi jogar!!!!! Haja lenço de papel para os haters !!!!!!

André Borges
André Borges
04/10/2026 18:56
Responder para  Luciano

Viu pouco tenis hein

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
05/10/2026 07:16
Responder para  André Borges

A afirmação é de Rafael Nadal, não do Luciano.
E Nadal estava certo.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
04/10/2026 16:05

90 comentários na matéria de Djoko e apenas 2 na matéria referente a vitória de Alcaraz. E olhem que o espanhol tem 7 slam e é o principal tenista da atualidade junto com Sinner.

Julio Marinho
Julio Marinho
04/10/2026 16:20
Responder para  Paulo Sérgio

Talvez porque o Alcaraz vencer hoje não seja algo tão surpreendente quanto o Djok. Por isso que chover na Amazônia e no deserto devam ser matérias que chamem diferentes níveis de atenção.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
04/10/2026 17:10
Responder para  Julio Marinho

Não, Julio. O Alcaraz não tem muitos torcedores de verdade como o maior de todos. Ele tem poucos torcedores verdadeiros, mas uma legião que sonha que ele ou o Sinner possam superar os recordes do goat. De qualquer forma, quero ver como o Alcaraz vai performar quando tiver 39 anos ou se será capaz de vencer um ouro olímpico aos 37 anos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
04/10/2026 19:35
Responder para  Julio Marinho

Mas, não é de hoje.

Julio Marinho
Julio Marinho
04/10/2026 19:51
Responder para  Luiz Fabriciano

Sim, Djok engaja muito, ainda mais porque os nolistas daqui do blog sejam muito presentes. Mas Paulo estava comparando as matérias e não tem como comparar um interesse de meio jogo contra o Shapovalov, que teria 87 cenários possíveis de perder e 1 de ganhar. E eu nem tenho como ver esses jogos nesse cenário infame. E em um jogo assim, a chance é mínima. O engraçado é que Djokovic com 60 anos contra Zverev, eu acho que Nole tem vantagem. Alemão tem mais que jogo inferior, tem um bloqueio ali também. Já perdeu tanto, de tantas formas que pode endurecer, mas não consegue. Djok jogou bem, mas Zverev perde mesmo quando Djok está mal. E, por último, entendo que para os torcedores do Nole, vitórias assim já são festa. É quase como um desfile de despedida e poder aproveitar uma boa performance do ídolo motiva. Eu, como torcedor do Alcaraz, estou pensando se ele vence o finals e se volta já na Austrália a vencer. São pontos muito diferentes de carreira que levam a engajamentos diferentes.

M. Lima
M. Lima
04/10/2026 16:27
Responder para  Paulo Sérgio

Mas também não tem muito o que comentar sobre a partida do Carlos, né? O Shapo abandonou por lesão e eles nem chegaram a completar dois sets. Já a partida do Djoko tinha muito mais contexto: ele vem de uma fase ruim, mas está jogando em um torneio onde nunca perdeu, enquanto o Zé está em ótima fase e brigando pelo topo do ranking. Na teoria, ele era o favorito, e rolou essa “zebra”, então é óbvio que teria muito mais comentários e repercussão.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/10/2026 18:14
Responder para  M. Lima

Você está correta. Na verdade esse torneio de Tóquio está tão fraco que será uma grande surpresa o espanhol não levar.

M. Lima
M. Lima
04/10/2026 19:39
Responder para  Paulo Almeida

Em condições normais, eu apostaria nele sem pensar duas vezes, mas sendo bem sincera, pelo que venho vendo, ele ainda tá longe do nível dele. Tem aqueles momentos de magia, claro, mas no geral tá bem abaixo, principalmente no saque, e oscilando demais. Se não entrar ligado, pode levar uma taca do Munar, que tá jogando bem, ou até do Lehecka/Vacherot numa possível final.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
04/10/2026 16:35
Responder para  Paulo Sérgio

Fato, ninguém dá mais ibope.
Se somar as sobre os sufocos das primeiras rodadas, passa dos 200.

SANDRO
SANDRO
04/10/2026 17:24
Responder para  Paulo Sérgio

A culpa é daquele cabelinho feioso do tipo “Perucas Lady, tá?” dos anos 60, totalmente ultrapassado, que o Alcatraz está usando… Enquanto isso Djokovic usa um traje Lacoste da Cor Púrpura especialmente para homenagear a cidade de Pequim…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
05/10/2026 11:50
Responder para  SANDRO

Rapaz, o cabelo até que não feio de tudo não, quando o vemos em movimento, mas, nas fotos que têm sido a capa das notícias, realmente, está muito esquisito.

Thiago Petherson
Thiago Petherson
04/10/2026 14:51

Quando tem jogo do Djoko e não tem manchete no site da globo, então já sei que ele venceu. Daí venho aqui conferir.

Thiago Petherson
Thiago Petherson
04/10/2026 14:46

Foi provocar o cara…

NFdS
NFdS
04/10/2026 14:43

Caraca, esse cara é mesmo um monstro. Inacreditável o que ele ainda é capaz de fazer.
Durante a semana o Zé foi falar que o outro era velho….kkk Levou, papudo…kkk

Isac
Isac
04/10/2026 21:48
Responder para  NFdS

É velho sim. Velho em saber a tática de como jogar contra Zverev. Falhou em ser quebrado no início da partida. No mais, a tática de empurrar Zverev pra o fundo de quadra, de usar a devolução não como winner, mas fazer Zverev jogar rendeu seus dividendos no fim do segundo set. Zverev percebeu e aumentou ainda mais a precisão e potência de seus saques em seus dois primeiros games de saque no terceiro set. Tinha que fazer isso, pois não estava mais sustentando trocas de bola, se sentia pressionado o tempo todo. O xadrez foi Djokovic ser sólido e manter seus saques até o 5-4. No saque do Zverev, depois do 30-0 pra onde foi parar o primeiro saque do Zverev? Pra onde foi parar seu backhand? O mental do Zverev desapareceu, mas por tudo que o Djokovic já tinha apresentado na partida. Então velho sim. Em ser eficiente. Amanhã, espero que ele consiga resistir às trocas de bola contra o Daniil. Se vencer o primeiro set, eu acredito em vitória dele. Se não vencer, aí fica difícil, pois o físico contra um cara que não tem medo de trocas de bola, não aguenta tres seus em dias seguidos não.

eduardo spacca
eduardo spacca
04/10/2026 14:29

E esse Zverev quer ser número 1? Só pode ser piada

SANDRO
SANDRO
04/10/2026 15:24
Responder para  eduardo spacca

Ganhar Roland Garros e US OPEN em um mesmo ano não é e nem nunca será piada e Zverev conseguiu isso!!! Quantos brasileiros conseguiram isso???

Tulio
Tulio
04/10/2026 14:29

Zerev continua Zerev não ganha jogos quando precisa elevar o nível, Essa geração 90 é uma piada, so tem dois títulos porque aa estrelas se alinharam no céu.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/10/2026 15:53
Responder para  Tulio

Precisou elevar o nível pra levantar 2 Slams no ano. Roland Garros 2022 teria ido pra ele se não tivesse se lesionado. Agradeça!

Julio Marinho
Julio Marinho
04/10/2026 16:23
Responder para  Paulo Almeida

Putz, tem tando se ali. Só para começar, ele perdia o jogo contra o Nadal em RG. Então, mesmo fazendo um belo jogo, a maior chance é de que perderia. Isso na semi, depois ainda teria a final.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/10/2026 17:59
Responder para  Julio Marinho

Já tinha despachado o Alcaraz nas quartas com autoridade e era melhor no jogo, apesar de 1 set abaixo. A partida já estava bem longa; sei não se o Nadal aguentaria 4 ou 5 sets. Final contra o Ruud ele venceria naquele ano.

Julio Marinho
Julio Marinho
04/10/2026 19:31
Responder para  Paulo Almeida

O negócio é que entre estar bem no jogo, e de fato estava, e vencer Nadal em RG com um set atrás, cabe uma distância gigante. Naquele ponto é até divertido achar que ele poderia vencer. Posto em números e histórico, a chance de ele ainda tremer no fim da partida, Nadal era bem favorito ali.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
04/10/2026 17:32
Responder para  Tulio

Para você ser justo teria que falar de todos os torneios de grand slam da história e não desmerecer os títulos do Zverev analisando uma temporada isolada. Tenho certeza de que houve outros grand slam na história em que os melhores da época não puderam participar e isso não desmerece a conquista de quem foi campeão.

Realista
Realista
04/10/2026 14:20

Calma gente, é só um atp 500. Não significa que ele vai voltar a ganhar um 1000 ou slam após 3 anos de jejum de grandes títulos.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
04/10/2026 14:27
Responder para  Realista

Ele é o recordista de Big Titles com 72. Tem tenista com mais de 100 títulos, mas 49 deles são little titles (250 e 500)..

João Silva
João Silva
04/10/2026 14:41
Responder para  Realista

Print salvo.

SANDRO
SANDRO
04/10/2026 15:25
Responder para  Realista

Ninguém está nervoso e ninguém precisa de calma a não ser que seja você… Kkkkkkkkkkkkkk

Realista
Realista
04/10/2026 22:00
Responder para  SANDRO

Eu não quis dizer que estão nervosos, o calma é para a animação. Muitos pensam que ele pode vencer a ganhar os grandes torneios, mas é so ilusão.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/10/2026 15:54
Responder para  Realista

Federer não tem o grande título ouro olímpico. Foi humilhado de forma categórica em plena Centre Court por Murray.

Realista
Realista
05/10/2026 08:35
Responder para  Paulo Almeida

Olimpíadas é o de menos para um tenista, e ele tem uma de ouro e uma de prata, melhor que o bronze e ouro do Djokovic.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
06/10/2026 09:57
Responder para  Realista

Dupla não é igual a título de simples.

Luciano
Luciano
04/10/2026 17:02
Responder para  Realista

Haja lenço de papel para segurar as lágrimas deste “Oportunista”, digo, Realista !!!!!

Neri
Neri
04/10/2026 14:01

Que bela maneira de começar este domingo especialíssimo que tem muito mais coisas em jogo do que este resultado de uma partida de quartas de final em que um dos ‘Velhinhos’ mandou super bem. Agora só falta o outro, que tem mais que o dobro de idade, também confirmar sua vitória. Bora Djoko, bora Lula!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
04/10/2026 13:59

Comentário do Realista abaixo:

“Espero que o Djokovic não corra dos confrontos com essa lesão mandraque”.

Tomé
Tomé
04/10/2026 13:45

O Zverev que estava do outro lado não é mais aquele cara que nadava e morria na praia. Era o Zverev campeão de múltiplos GS, confiante e no melhor ano de sua carreira. E mesmo assim o Djokovic foi lá, aos 39 anos, e fez o serviço. Monstro absurdo!

Gusmão
Gusmão
04/10/2026 13:33

Parabéns ao Djokovik.
Valeu a pena assistir a partida.
Que jogo equilibrado.

Estou com dó do realista, Alquingel deve ter caído da cadeira mais uma vez. O aposentado dele venceu o líder do Ranking na Temporada.

O bom que mais recordes estão ficando no Circuito.

Tom França
Tom França
04/10/2026 13:07

Se vocês observarem todos os que estão na idade do GOAT, e que ainda estão na ativa, mal co seguem passar de uma rodada 1. Ele realmente é incomparável. A imagem dele deveria tá naquele filme “MIB, Os Homens de Preto”! Michael Jackson, Stalony e Arnold, apareceram no filme, como “extraterrestres”!

Thiago Pereira
Thiago Pereira
04/10/2026 13:02

Lendário jogador. Aos 39 anos,e ainda jogando em alto nível. Não estou surpreso,Zé Zverev sempre foi freguês. Foi cutucar onça com vara curta, tá aí. Ele não tem esse retrospecto na China á toa. Se o corpo deixar, ainda pode bater de frente com os grandes jogadores.

Helena
Helena
04/10/2026 12:41

Na verdade, o último ponto foi um forehand na rede.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
04/10/2026 12:26

Não chegou a me surpreender. Continua jogando em alto nível, apesar da idade. E o Zverev oscila bem mais do que a dupla Sinner-Alcaraz.

M. Lima
M. Lima
04/10/2026 12:16

Kkkkkkkkkkkkkkkkk mds, já acordo com essa notícia deliciosa! Não sei o que rolou, porque não assisti à partida, mas achei ótimo. Ninguém mandou cutucar a onça com vara curta, o Zé tomou na venta :D

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
04/10/2026 12:50
Responder para  M. Lima

Kkkkkk

SANDRO
SANDRO
04/10/2026 13:04
Responder para  M. Lima

M. Lima, recomendo assistir aos “highlights” desta partida fenomenal no YouTube, vale a pena, uma verdadeira batalha tensa, desgastante, exigindo o máximo de Zverev e Djokovic, assista lá no YouTube que você vai gostar…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/10/2026 13:38
Responder para  SANDRO

Tem a reprise na íntegra no Disney+ também.

M. Lima
M. Lima
04/10/2026 14:06
Responder para  SANDRO

Irei assistir à partida pelo Disney+. Com certeza, vale a pena.

Valdemar Lopes
Valdemar Lopes
04/10/2026 12:07

Djokovic!! É literalmente um alienígena não sei como alguém ainda tem um milésimo de dúvidas de que ele é sim!!!! O maior tenista da história!

Bruno
Bruno
04/10/2026 12:06

Pura ilusão
Final de temporada é normal esse resultados

SANDRO
SANDRO
04/10/2026 13:06
Responder para  Bruno

Esta partida não tem nada de normal… É a pura excelência do tênis muito bem jogado de ambos os lados!!! Parabéns ao Zverev e ao Djokovic pelo Espetáculo!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.