Chwalinska segue fazendo história e vai para a final em Roland Garros

Maja Chwalinska (Foto: Nicolas Gouhier / FFT)

Paris (França) – A polonesa Maja Chwalinska continua fazendo história nesta edição de Roland Garros, onde já acumula nove vitórias seguidas e irá disputar a primeira final de Grand Slam da carreira. Grande surpresa na chave, a tenista vinda do quali deixou pelo caminho a russa Diana Shnaider na segunda semi desta quinta-feira, marcando parciais de 7/6 (7-4) e 6/4.

Depois de uma batalha de 2h10, a polonesa de 24 anos enfrentará na decisão mais uma russa. Chwalinska desafiará no sábado às 10h (horário de Brasília) a cabeça de chave número 8 Mirra Andreeva, que mais cedo passou sem grandes sustos pela ucraniana Marta Kostyuk.

Chwalinska será a primeira canhota finalista de Roland Garros desde a tcheca Marketa Vondrousova em 2019 e tenta ser a primeira a vencer o torneio desde Monica Seles em 1992. Ela também é a primeira tenista do quali a alcançar a final em Paris e a segunda em Grand Slam, repetindo o feito de Emma Raducanu no US Open.

Ocupando atualmente a modesta 114ª colocação no ranking e será a terceira jogadora com a pior marca a disputar uma final de Slam, ficando atrás apenas de Raducanu, que era a 150ª no título do US Open de 2021, e da belga Kim Clijsters, que sequer tinha ranking quando venceu o US Open de 2009.

Além do ranking baixo, a polonesa chegou em Roland Garros com um histórico pequeno em nível WTA, somando apenas duas vitórias no saibro neste nível. Ela também nunca havia vencido uma top 50, mas agora já tem quatro triunfos, três deles sobre top 30: Elise Mertens (21ª), Anna Kalinskaya (24ª) e Shnaider (23ª).

Embora a segunda semifinal feminina tenha sido disputadíssima, com o primeiro set durando praticamente o mesmo tempo que a partida anterior inteira. Chwalinska não ficou com quebra atrás em momento algum. Com suas bolas variadas, ela saiu na frente e anotou o primeiro break no quarto game, batendo o saque de Shnaider de zero.

Shnaider reagiu prontamente e devolveu a quebra em seguida. A polonesa perdeu um break-point no sexto game e salvou dois no 11º, levando a definição para o tiebreak, no qual viu a russa abrir 4-2 e então dominou os pontos seguintes, venceu cinco seguidos e fechou a parcial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mantendo o embalo, a polonesa começou o segundo set com quebra, mas novamente Shnaider devolveu em seguida. Na virada do terceiro para o quarto games, Chwalinska chamou o fisioterapeuta, mas ficaram penas na conversa. Já na virada do sétimo para o oitavo, foi a vez da russa, que recebeu atendimento em quadra.

Após receber massagem na região entre as costas e o quadril, Shnaider voltou para o jogo e o equilíbrio persistiu. Porém, um game mal jogado pela russa acabou lhe custando caro. Chwalinska conseguiu a quebra no nono, abriu 5/4 e confirmou na sequência para garantir a vaga na final.

Subscribe
Notificar
guest
34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Sergio
Sergio
6 dias atrás

Na falta da Swiatek, surgiu “do nada” essa ótima tenista polonesa, a Maja. Muito interessante será a final feminina.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
7 dias atrás

Parabéns para a Maja Chwalinska pela vitória e classificação para a final. O saber administrar a pressão é a principal diferença entre as grandes campeães e as demais jogadoras do circuito. Contra a Sabalenka, a Shnaider era azarona e o que viesse seria lucro. Depois que ganhou da líder do ranking, as expectativas aumentaram sobre a russa e por consequência a pressão, e aí ela entrou como favorita na semifinal. Porém, não conseguiu encontrar soluções para enfrentar o jogo cheio de variações da polonesa e acabou derrotada. E tem muita gente criticando a Raducanu, já dando a carreira dela como encerrada, insinuando ou até afirmando que ela não vai conseguir ganhar mais nenhum torneio. A Raducanu está com 23 anos, nasceu em nov/2002, e tem todas as condições ainda de evoluir e conquistar outros títulos importantes na carreira, o tempo vai dizer se isto vai acontecer ou não. A Chwalinska é até mais velha que a Raducanu, nasceu em out/2001. A Andreeva, embora esteja ainda com 19 anos, parece ter amadurecido e adquirido mais controle emocional, muito por conta das orientações de sua equipe, como ela mesmo disse nas entrevistas após a semifinal, acho que será favorita para o título e terá a minha torcida na final. Caso o título fique com a Chwalinska, também será merecido.

MARCOS
MARCOS
7 dias atrás

Acredito que a Mirra ganha, eu não gostei do jogo dessa polonesa, ela dá muita bola balão.

Vicente
Vicente
7 dias atrás

Retrato do tênis feminino

Paulo Justos
Paulo Justos
7 dias atrás

As pessoas denominam o jogo da Andreeva “mais bonito”, mas o estilo que ela mantém no simples é potência e fundo de quadra. Tem outra jogadora polonesa que também joga assim e muitos falam que é um estilo “feio”. Curioso! Na analise a longo prazo, dá pra saber que não terá repeteco. Que a Maja viva o sonho completo e ganhe no sábado porque não acontecerá novamente. Aquelas frases todas que as pessoas gostam: “A pressão é uma privilégio” ou “A vitória pertence ao mais tenaz”. Discordo porque todo jogador tem que ter sorte. E a Maja teve isto, sorte por ter ficado deste lado do sorteio. Sorte porque não teve que jogar contra: Anisimova e Sabalenka. Sorte até pra jogar quando aquela bola bate na rede e ainda cai do outro lado da quadra. Tudo dá certo. Mesmo que não ganhe a história já esta feita, o “pico” da carreira da Maja é este torneio. Vou torcer pra ela ganhar só pra não perder a tradição, porém costumo ser pé frio.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
7 dias atrás

Caramba, pode ser a primeira canhota campeã desde Seles em 92…

Acho que ninguém escreveria um roteiro assim…

André Aguiar
André Aguiar
7 dias atrás

Haja paciência para ganhar ponto dessa pusher polonesa. Chega em quase todas as bolas e devolve de tudo quanto é jeito…topspin, slice, balões e mais balões. Além disso, explora bem as angulações e curtinhas.
Um chá de camomila antes do jogo fará bem à Andreeva.

NFdS
NFdS
7 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Kkk…É, a caixa de ferramentas da polonesa é rica… A russinha que se cuide.

Tribunal de Roland Garros
Tribunal de Roland Garros
7 dias atrás

Bela surpresa a Maja Chwalinska, vou torcer por ela …o favoritismo é todo da Andreeva, mas dependendo do andamento do jogo é da irritabilidade da russa pode ter alguma chance.

Estefânio
Estefânio
7 dias atrás

que sono….

Fernando Venezian
Fernando Venezian
7 dias atrás

Jogadoras de contra ataque são cada vez mais raras, mas quando surgem são bem encardidas! Principalmente no saibro! Se não tiver inteligência pra enfrentá-las, muita gente é surpreendida! A Schneider entrou pra essa estatística

Flávio
Flávio
7 dias atrás

Farei uma ressalva aqui, ou seja, a polonesa jogou muito bem hoje e nem parecia o nível fraco que foi ontem, hoje jogou como uma top abusando de ótimas variações, movimentando bem e decisiva nos pontos importantes que deixaram a Shnaider confusa, então por estar leve sem pressão a fez com que jogasse tranquila,pois sabia que não era a favorita como eu dizia ontem a Shnaider teria que saber lhe dar com o favoritismo, porém não conseguiu agora a pressão está nas costas da Andreeva que costuma sentir imaturidade nesses momentos, então se a Chwalinska conseguir ficar tranquila e jogar a pressão no outro lado pode sim ganhar porque o RG esse ano aconteceu tantas surpresas( masculino e muito mais no feminino).Se ela vencer esse RG vai repetir o feito que a Raducanu fez quando ganhou Usopen na bamba vindo do quali, mas no caso da polonesa ninguém sabe o que vai acontecer,de fato, na sua carreira que honestamente espero que evolua daqui adiante e não fique no anonimato como ficou Raducanu, mas também fico me imaginando a cara da Sabalenka hoje que perdeu um jogo ganho ontem e viu a sua algoz ser dominada por uma atleta número 120 , é acho que ela não vai esquecer isso tão cedo.kkkkkk

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 dias atrás
Responder para  Flávio

Raducanu não entregou, tenisticamente, o que se esperava, mas anônima ela não é, pois é mais famosa que a maioria absoluta das tenistas que estão melhor classificadas que ela no ranking.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Sim famosa pode ser, pois o ser marketing é bom, mas como tenista não dar para Raducanu.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 dias atrás
Responder para  Flávio

Alguém afirmou que ela é anônima e não fui eu!!!

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

kkkkk

Ricardo
Ricardo
7 dias atrás

“limitadissima” na final.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

Mas era mesmo, pois mostrou dificuldades no saque, estava mostrando um jogo de pernas limitado e não se posicionava tão bem e isso foi mostrado contra a Kalinskaia( nunca ganhou nada)que soube vencer merecidamente a russa porque errou menos ,mas hoje foi muito bem e já fiz a ressalva porque jogou hoje como uma top ao dominar a Shnaider com todos os méritos, agora se você baseia por causa de uma grande partida feita hoje ou por um grande torneio que ela faz que já pode tirar todas as conclusões aí desculpa, então se analisa assim acho que não lembra da Raducanu que o tempo provou o que ela fez foi bamba, por isso não vejo assim, claro já é bonito o feito que essa polonesa fez, mas se ganhar será maravilhoso. O tênis feminino atual está muito imprevisível, mas ninguém imaginaria uma top 112 chegaria à uma final de RG que bagunçou toda a casa de apostas, veja aí que nas casas de apostas ela não era cotada porque ninguém imaginaria uma surpresa ou melhor uma zebrona dessa, pois se ela ganhar e tiver alguém que apostou nela desde o início será um felizardo porque ganharia um prêmio muito milionário.

Andre Borges
Andre Borges
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

O fato de uma jogadora ser limitada nao a impede de ser chegar na final de Slam. Martin Ververk foi finalista de Slam

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Acredito que o Ricardo ironizou o comentário do Flávio!!!

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

É só ele ler minha mensagem que vai entender se quiser. kkkkkkkkkk

Lara
Lara
7 dias atrás

Parabéns Maja! Boa sorte na final!

Edu Martins
Edu Martins
7 dias atrás

Ela já está em 21 no ranking online, que bom, está iluminada esta garota, pelo menos uma final mais movimentada, seria fantástico ela ganhar, vantagem da Andreeva, mas se ela resolver perder a paciência o arsenal não funciona, vai vencer quem tiver cabeça mais fria!

Tribunal de Roland Garros
Tribunal de Roland Garros
7 dias atrás
Responder para  Edu Martins

A Andreeva é o maior adversário dela, tudo é possível.

Flávio
Flávio
7 dias atrás

Falei isso aqui também, pois a menina russa vai ter que lidar com o favoritismo, como é ainda imatura pode se complicar no mental, agora como é final inédita para ambas vai depender muito de quem delas tiver mais tranquila.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 dias atrás

A russa teve o seu dia de Sabalenka hoje. A favorita que estava tensa e angustiada.

Thiago Timóteo
Thiago Timóteo
7 dias atrás

Estou simplesmente fascinado com Maja Chwalinska e essa semifinal. Independente de ser pro lado mau ou pro lado bom. Um jogo estilo Pigossi (cheio de balões) com excelente cobertura de quadra da Swiatek. Acredito que se Sabalenka passasse pela Diana, quebraria a polonesa em em sets diretos, já que esse jogo de balões dificilmente iria incomodar uma jogadora alta e poderosa como Saba. Só não vou dizer que irei torcer pra ela, porque a Andreeva joga um tênis muito melhor, muito mais bonito e já está merecendo seu primeiro Grand Slam. Mas parabéns para a polonesa Maia. Ansioso para vê-la mais no tour e tirar minhas conclusões que não é uma Leyla Fernandez da vida.

Fernando S P
Fernando S P
7 dias atrás
Responder para  Thiago Timóteo

A Leylah tem uma carreira superior a da Bia, por exemplo. Tem 23 anos, uma final de GS e cinco títulos de WTA. Atualmente, está em 22 no ranking.

Tribunal de Roland Garros
Tribunal de Roland Garros
7 dias atrás
Responder para  Thiago Timóteo

Maja Chwalinska estava no Brasil no final de 2024 jogando ITF….ela teve problemas de lesão e depressão, já é uma história fantástica da polonesa

fbm
fbm
7 dias atrás

Eu não tinha visto jogo da Maja ainda. Os movimentos não são muito plásticos (em certos momentos o forehand dela até me lembrou um pouco do Mischa Zverev) e não tem muita potência, mas compensa na variação e calma. Muito legal! Torço por ela na final de sábado.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  fbm

Sabe usar variações interessantes, mas não tem muita potência nos golpes e seu saque ainda é frágil, por isso que eu dizia que ela tinha grandes limitações e se no futuro ela adquirir potência na direita e esquerda pode sim chegar a ser uma top porque qualidade técnica ela tem. Mas ela tem boas variações técnicas que a sua compatriota (Iga) não tem, como tem um estilo diferente acabou a ajudando, agora a pressão está na Andreeva e se ela souber usar isso a seu favor e entrar tranquila na final aí, quem sabe, pode vencer a russa.

fbm
fbm
7 dias atrás
Responder para  Flávio

Concordo!

William
William
7 dias atrás
Responder para  Flávio

Sua inveja da Iga chega a dar pena. Kkkkkkkkk

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  William

Tá delirando filho, estou sendo sensato meu caro Iga lover, então me fala a mentira que eu disse?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.