TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
Serena dá entrevista fantasma
Por Chiquinho Leite Moreira
junho 5, 2015 às 4:47 pm

É conhecida a figura do ‘ghost writer’, quando um especialista escreve em nome de outro. Mas ‘ghost interviewer’ confesso que é um fato raro. Mas foi isso o que aconteceu com Serena Williams, em Paris. Depois de seu jogo das semifinais diante de Timea Bacsinsky e do polêmico comportamento da americana, ela decidiu não conceder a tradicional entrevista coletiva. Só que agora na véspera da final inovou. Distribuiu uma comunicado com perguntas e respostas que ninguém sabe que as fez. Um papel sem identificação, sem autoria, sem o selo de Roland Garros ou mesmo da ITF.

Aliás pelo nível das perguntas e esperadas respostas nem seria necessário realizar-se esta entrevista fantasma. Mas a informação dada é que Serena começou a sentir-se mal ‘por volta da terceira ou quarta rodada’. Ora, se nem ela sabe quando o problema começou, não seria mesmo nesta entrevista que isto ficaria claro. Não é mesmo?

O comunicado, vamos dizer assim, informa que ela sentiu uma ‘forma de gripe’ e precisa descansar e manter-se hidratada. Disse que no jogo contra Baczinsky, a situação estava a beira de um colapso. Nesta sexta-feira conta que nem treinou.

A vida contou-me histórias parecidas. Uma delas é realmente das antigas. Na Copa do Mundo da Argentina estava estreando nas coberturas internacionais. E num certo momento conturbado da Seleção Brasileira, de repente, o técnico Cláudio Coutinho sumiu. Teve de se ausentar, mas deixou num gravador uma ‘entrevista’. A cena era hilária. Uma multidão de repórteres ouvindo um reprodutor da fita cassete nas mãos do assessor de comunicação da CBF. Todo mundo fazendo anotações para depois escrever a reportagem.

Quando cheguei ao centro de imprensa senti-me inseguro. Ora, como escrever uma entrevista sem que realmente tenha participado? Não poderia retrucar, observar a reação do entrevistado, enfim, ‘matéria fria’. Só que precisava mandar as informações para o jornal. A salvação veio do genial Nelson Motta, que no mundial de 98 escrevia para O Globo. Ele gritou para todo mundo ouvir…. esta é uma reportagem cibernética. Para mim soou como uma Eureka.

 


Comentários
  1. Henderson

    Chiquinho, acho que pessoal estão pegando no pé da Serena demais. Parece que pessoas se preocupam mais com polêmica sobre ela do que as conquistas dela dentro da quadra.

    Segundo o que foi informado é que ela está com gripe e tossindo muito. Como que os jornalistas querem ela dar entrevista? Tossindo ao vivo toda hora durante entrevista? Ela nem treinou devido a gripe. Acho que ela tem que se preservar para o jogo mais importante amanhã.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      É verdade… ela está mesmo com gripe ou algo parecido. Só que este seu comportamento não apareceu apenas em RG.

      Responder
  2. Francisco Fernandes

    Como essa Serena é enjoada, fiquei com a impressão durante o jogo que ela não tava nem ai pra adversária, nem ai pra torcida e nem aí pro jogo, parece que tava lá obrigada. Gosto muito de acompanhar jogos de tênis e nunca tinha visto alguém jogar com tanta má vontade.

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>