TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
Djokovic abre caminho para RG
Por Chiquinho Leite Moreira
maio 18, 2015 às 2:00 pm

Se existe um ano em que Novak Djokovic pode, enfim, concretizar o sonho de conquistar o seu primeiro troféu em Roland Garros é este de 2015. O tenista sérvio está sobrando, parece um degrau acima dos outros em todos os aspectos, do físico, tático, mental e versatilidade. Além disso, o maior ganhador de todos os tempos do Grand Slam francês, Rafael Nadal,  mantém sua fase de instabilidade e mostra-se vulnerável como nunca. Só que a atmosfera de Paris pode fazer com que o espanhol se supere, no que se revela difícil em função do retrospecto.

Se a Federação Francesa de Tênis, através do Comitê do Grand Slam, seguir a tendência de basear-se no ranking para determinar os cabeças de chave haverá o risco de um choque entre Djokovic e Nadal em fase ainda um pouco distante da decisão do título.

De qualquer maneira Novak Djokovic já vem merecendo este título para completar a prateleira de sua casa com a única taça de Grand Slam que está faltando. Agora, em Roma, ele foi incisivo ao anunciar que se sente na melhor temporada de sua vida. Os números confirmam com cinco títulos importantes e 22 vitórias seguidas. Mas como ele mesmo completou nunca se sabe o que vai acontecer em Roland Garros, embora esteja muito confiante e tenha experiência de algumas finais em Paris.

FORÇA TELIANA – Esta semana Teliana Pereira estará em Paris para a disputa do qualifying de Roland Garros. Embora tenha ranking para entrar direto na chave, ao encerramento das inscrições há pouco mais de 40 dias estava numa posição que não a garantiu na fase principal da competição. Espero que o problema enfrentado na última semana, que culminou com sua desclassificação em um torneio na França não a perturbe, tire sua tranquilidade e motivação.

Aliás estou sem entender a indignação de muita gente revoltada com o que foi escrito sobre Teliana. Confesso que mesmo pesquisando bastante não li nenhuma menção em que se atacou a brasileira. Pelo contrário só vi textos destacando que tudo foi acidental, sem inteção. É claro que pagou caro. Mas é a regra, que, aliás, julgo como exigente demais. Lembro que Fernando Meligeni e Gustavo Kuerten já passaram por experiências semelhantes, ambas muito doloridas. No caso do Fino então fiquei revoltado na época. Estava no Estoril, em Portugal, mas não vi a jogada em que ele tentou jogar a bolinha na tela e bateu num torcedor. Estava na sala de imprensa acompanhando a coletiva do Guga. Mas várias testemunhas confirmaram que foi algo simples e poderia ter se transformando em tragédia. Só que diante deste episódio Fininho renovou suas forças e fez o melhor Roland Garros de sua vida, alcançando as semifinais. Oxalá, o mesmo aconteça com Teliana Pereira.

 

 

 


Comentários
  1. Ernesto

    Nadal é o favorito em Roland Garros. Federer, Djokovic e Murray (no SAIBRO) estão equiparados, até mesmo porque Djokovic não é uma assumidade neste piso, e não está jogando nem o que Federer estava jogando em 2009 quando levou Roland Garros. Sem levar em conta que quando Federer está em um dia bom (na casa dos seus 33 anos!) mostra que tecnicamente é bem melhor do que Djokovic, tomando como exemplo a aula que deu no sérvio na final de Doha (neste ano!!). Sendo assim, caso o espanhol não consiga a 15ª taça de Grand Slam, Djokovic terá de torcer para, se pegar Federer, este não ter gás para os 5 set’s; se pegar Murray, terá de torcer para que o britânico se desestabilize mentalmente. Na minha opinião, este Grand Slam ficará nas mãos de Federer ou Murray!! Abraços

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Poxa… vc viu o jogo ontem? Federer ganhou de Djokovic em Dubai e tem sim condições de vencê-lo no saibro, mas não vejo como não colocar o sérvio entre os favoritos, ainda mais com a atual situação de nadal

      Responder
      1. Marcos

        Falou tudo Chiquinho, também vi o jogo ontem, e para mim, Djokovic é o franco favorito, aliás eu não acredito em “aura de RG ” , o Nadal está muito instável, não acredito que chegue nem nas semis.

        Responder
      2. Ernesto

        Chiquinho, desculpe… acabei mencionando Doha em vez de “Dubai”… realmente Djokovic está entre os favoritos, sem dúvida nenhuma… obviamente que a minha opinião possui um “pouco” de “torcida” para Federer ou Murray (este último impressionou com as duas últimas taças no saibro)… rsrs… mas concordo plenamente que Djokovic possa levar Roland Garros… a menos que não encontre alguém inspirado como Federer em 2011 o qual o tirou da semifinal de RG sendo que o sérvio vinha de um esplêndido início de temporada, bem parecido com 2015. Será um Grand Slam bastante interessante. Abraços.

        Responder
      3. Nilson Reis

        Penso que o saibro e’ o pior piso para o Federer bater o Djoko, atualmente em situação normal de jogo no saibro lento de Rolang Garros, em melhor de 5 setes, considero o Sérvio muito favorito contra o Suíço. Lembrando que toda hora o sérvio encontra o Backhand do Federer, dali faz a festa.

        Responder
        1. Chiquinho Leite Moreira

          Também concordo… especialmente se chover RG fica lento demais. Tenho a impressão que Federer vai concentrar seus esforços para Wimbledon.

          Responder
    2. Mário

      O Nadal atualmente não é favorito nem para disputar o Brasil Open. Não tem mais condições físicas de manter o jogo na intensidade como sempre manteve. Nas quartas de final contra o Wawrinka no primeiro set jogou no estilo Nadal, com a mesma força e intensidade dos bons tempos. No segundo set mostrou porque tem caído nos últimos torneios que vem disputando, seja no piso duro ou no saibro. Em Paris, com jogos de cinco sets, a parte física vai pesar ainda mais. Cai na terceira rodada se já pegar um tenista mais qualificado. Não tem mais condições físicas de manter o jogo pesado que sempre manteve e, como não tem variações técnicas suficientes para se adaptar ao novo físico, será, no máximo, um top ten daqui para frente.

      Responder
  2. Leonardo

    Sobre a Teliana: Para que bater a bolinha na tela? Acho atitude ridícula no clube, pior ainda em torneio profissional. Equilíbrio emocional é virtude de grandes. A punição foi merecida e espero que desta ela tire aprendizados para os próximos torneios

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Leonardo, desculpe, mas acho esta reação de atirar raquete ou isolar bolinha é histórica e normal no tênis. Não apoio, é claro, mas seria hipocrisia achar que não é normal. Uma pena que aconteceu com Teliana, Meligeni e Guga. Ela é uma menina que sabe o valor de cada coisa.
      abs

      Responder
  3. waldrian

    federer ou murray campeão em roland garros isso não é opinião nem análise, isso é torcida, pode até ser possível mais é muito improvável, federer melhor de todos os tempos indiscutível mais já não tem o mesmo vigor físico e mental, murray até 2015 se não estou enganado não tinha feito uma final sequer no saibro, djokovic ganhou seu 1° masters 1000 no saibro em roma 2008, o sérvio já conquistou todos os masters 1000 do saibro inclusive com vitórias sobre o nadal em todos eles só tá faltando derrotar o espanhol no saibro frances, nadal favorito mais também é incógnita não me surpreendo se for campeão ou perder na 1° rodada, djokovic depende de si mesmo se jogar 100% do que pode não vejo como perder, federer e murray além de jogar muito vai ter que contar com uma boa dose de sorte com eliminações precoces de nadal e djokovic, enquanto a grandes surpresas acho quase impossível se repetir o que aconteceu em 1997 .

    Responder
  4. David Amaro

    Cara eu fico vendo alguns comentarios, é incrivel q tenha pessoas ainda que duvida da capacidade e potencial do djokovic, mas isso e reflexo da imprensa que so vive puxando o saco de Nadal e Federer, é impressionante o djoko fazendo uma temporada dessas, e não tem nada da imprensa destacando esses feitos, falando que o cara é mosntro, queria ver se fosse o Federer ou o Nadal se estivesse nesse patamar como seriam as reportagens, como ja aconteceu em anos atras! vamos começar a se render ao djoko, o Cara é monstro, comedor de figados… eu tenho uma estrategia para os outros concorentes do RG, façam macumba, rezem, orem para que o djoko tem algum problema de familia, sei la uma coisa que possa afetar o mental dele ou se contundi, porque senão DJOKOVIC CAMPEAO FACILLLLLLLLLLLLLLL.

    Responder
  5. Marco

    Torço muito pelo Nadal, mas acho que esse ano é do Djoko, leva não só RG15 mas tb os 4 GS e o Finals, vai fazer história!!!

    Responder
  6. Renato Toniol

    A Teliana mostra ser uma boa moça, e acredito que não teve má intenção na sua atitude, porém, a suspensão foi sim merecida, e espero que sirva de lição para ela.

    Responder
  7. elvis

    Conversa djocovic hoje é o melhor tenista do mundo ate porq joga com estrateigia o desenrrolar do jogo pra djoco é de acordo com o desempenho do adversario

    Responder
    1. elvis

      Conversa djocovic hoje é o melhor tenista do mundo ate porq joga com estrateigia o desenrrolar do jogo pra djoco é de acordo com o desempenho do adversario

      Responder
  8. Silva

    O favoretismo de djoko, é incontestavel, para RG basta acompanhar os ultimos torneios importantes, que disputou, ganhou todos. A grande mídia parece que nao simpatiza muito com o djoko, tenta menosprezar suas vitorias, mas tá exposto a qualquer pessoa que analise com imparcialidade, o momento do tenis masculino, a supremacia absoluta do tenista sévio é milhas na frente dos demais, Não havendo fatos novos extra quadro, que pertube o seu mental, fatalmente RG 2015, já tem Campeão, e chama-se
    Djokovic
    Abç

    Responder
  9. Jair Queiroz

    Federer, o melhor da era aberta. Nadal, o melhor do saibro. Djokovic, o melhor do momento. O comentário pode aparentar equilíbrio, contudo a combinação do crescimento de Nole, com a queda acentuada de Rafa e a regularidade de Roger em nível aquém do seu auge, indicam o favoritismo do sérvio.

    Responder
  10. alexpicelli

    Ola sobre os franco favoritos, acho que o servio esta no topo, mas nao descarto uma possivel reação de nadal(se bem que o fisico sem a tal substancia nao e mais o mesmo) murray esta com moral psiquico elevado, dai pode ser perigoso, e sobre o leao da montanha, cairia do sofa se ele levantar essa caneco kkkkkkkkkkkkkkkkk!@

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>