Mirka, a vilã
Por Chiquinho Leite Moreira
novembro 18, 2014 às 8:18 pm

Não é de hoje que muita gente torce o nariz para Mirka Vavrinek, atualmente conhecida como esposa de Roger Federer. A mídia suíça nem sequer podia ouvir falar o seu nome. Ainda mais quando ela assumiu a posição de assessora de imprensa. Nem a mãe do tenista, dona Lynette ficou impune. O relacionamento andou bastante complicado quando a nora assumiu também as finanças e a sogra ficou inconformada. A situação só melhorou quando entrou no staff Tony Godsik, que tratou de por panos quentes.

O episódio na O2 Arena de Londres não foi inédito. Em Wimbledon aconteceu algo semelhante. No ATP Finals, o aparte de Mirka aos ouvidos de Stan Warinka tomou repercussão mundial. Dentro de quadra, o tenista perguntou ao árbitro de cadeira, Cedric Mourier, também de lingua mãe francesa, se ele tinha ouvido o que ‘ela disse’. Os olhos assustados do treinador Magnus Norman e da família Wawrinka denunciavam a gravidade do ato.

Em Lille, na França, onde chegou para defender a Suíça em confronto final da Copa Davis de 2014, Roger Federer sentiu que não tinha mais como esconder, disfarçar o mal estar. Na entrevista coletiva admitiu que aconteceu mesmo uma discussão no vestiário (presenciada a distância por John McEnroe, que tratou de espalhar para o mundo).

O problema parece estar superado. Stan Wawrinka até encontrou uma forma simpática de mostrar o perdão. Postou uma foto da equipe suíça, com ele fazendo o famoso ‘chifrinho’ em um sorridente Federer. O clima de amizade parece que prevaleceu. Agora resta saber se Mirka vai estar em Lille também.


Comentários
  1. Luis Nascimento

    Até agora eu procuro entender os motivo que levaram o aposentado fujão a correr da final.

    Acho que enfrentar o seu algoz na quadra preferida dele deve ser assustador…ainda mais quando o seu adversário está pronto pra te humilhar publicamente numa final tão importante.

    Triste é ver as federetes nervosas diante do óbvio. Acham que seu “deus” é infalível, o “mestre não erra” dizem alguns fanáticos. Pura bobagem de pessoas que não enxergam um palmo a frente do nariz. Federer é um cara com um ego gigantesco, a ponto de brigar com seu melhor amigo no vestiário depois de uma vitória “dada” pelo Stan…sim….porque Federer não teve méritos naquela vitória.

    O melhor a fazer é deixar a poeira baixar e esperar essa Davis começar, vejamos o que o aposentado irá fazer, tenho pra mim que ele arruinou a sua última oportunidade de ganhar a Davis. Eu duvido que Stan vai se matar em quadra depois de tudo que aconteceu em Londres. Não deve ser fácil ver o capitão do seu país torcendo contra você, além dos xingamentos da mulher do seu amigo e companheiro de Davis.

    Reply
    1. Igor Silva

      “Aposentado fujão”? Você deveria comentar futebol porque de tênis não entende nada. Primeiro, Federer ainda não está aposentado e ainda está ganhando títulos e partidas em cima dos cachorrões Djokovic, Murray, etc. Segundo, essa é a primeira vez que ele desiste de um jogo importante por causa de contusão (detalhe: ele tem 33 anos de idade).
      E terceiro, para confirmar que você não entende de tênis, basta um ponto para que um tenista saia vencedor de uma partida. E em tênis quem ganha é sempre o merecedor. Concordo que o Wawrinka foi mais consistente durante a partida mas quem aproveitou as chances quando teve foi o Federer.

      Reply
      1. Tarcisio

        Concordo com você Igor Silva. Nosso amigo Luiz Nascimento não sabe muito de tenis. Chamar Roger Federer de aposentado, é até uma ofensa.

        Reply
    2. Antonildo S Costa

      Só tu L N, pra falar uma besteira dessa, ou vc começou a acompanhar o tenis de 30 dias pra cá, ou vc sofre de amnésia, meu garoto foram 5 confrontos esse ano envolvendo os dois, e o suíço ganhou 3 vezes, vc deveria era está bastante contente pela desistência do Roger, porque em Xangai o suíço simplesmente deu uma aula de tenis pro sérvio, e outra coisa esse ano não rolou nenhum pneusinho, pra sorte do sérvio.

      Reply
    3. Gerson

      Puts, você deveria ser proibido de comentar nesse blog, quanta besteiras ditas. Respeita o maior jogador de tênis de todos os tempos, e na vida real (digo isso pq você parece ser de outro mundo), as pessoas querem vencer e grandes homens lutam com qualquer um por isso, e as vezes há atrito entre amigos, isso já aconteceu comigo, com você e não é diferente com eles, porém já se desculparam, pois a amizade prevalece. Agora vê se acorda!

      Reply
    4. Alberto Hiltner

      Caro Luis Nascimento,

      Nem muito nem tão pouco. Federer não é mais menino, está pensando em se aposentar, e não iria enfrentar Djokovic para ser arrasado. É consciente, não fez nada demais. Ele sabe que apesar de ser o mais admirado, pelo o que ele é e foi, uma espécie de mito, não pode bater de frente com essa gente jovem. Acho que faltou um pouco de bom senso em seu comentário.

      Reply
    5. Rodrigo S. Cruz

      Deixa de ser infantil, Luis nascimento. O Federer não teve culpa nenhuma do que ocorreu no vestiário. O Wawrinka deve ter dado um esporro nele por causa da Mirka, e ele a defendeu. O que você teria feito hein gostosão, teria abaixado a cabecinha e se calado?

      E que certeza você tem que o Djoko iria humilhá-lo na final? Vc por acaso não sabe que no confronto direto entre os dois em 2014 é liderado pelo Federer? Logo, o que você escreveu foi puro ódio e recalque. Federer jogou como um campeão, ele não ia se matar no jogo da semi só pra eliminar o amigo dele e depois fugir da final. pensa bem na estupidez desse seu pensamento.

      Reply
    6. Maria Junqueira

      Oi Luis, espero que tenha assistido os jogos da Davis, principalmente o de duplas.
      Ainda que vem que os dois jogadores [Stane e Federer] não pensam como você.

      Suíça campeã!

      Reply
    7. Pedro

      Parece que as pessoas gostam de escrever sem fazer o mínimo de raciocinio.

      “Federer fugiu do confronto”:
      1- Federer aplicou um incontestavel 6×4 6×4 há 1 mês, portanto, não teria motivo de fugir
      2-Federer não conseguiu treinar de domingo até quarta a tarde, portanto, não há como questionar a lesão.
      3-Federer não brigou com Wawrinka no vestiário. É mais provavel que tenha sido o contrário, por motivos óbvios.
      4-Quem não teve méritos para ganhar o jogo foi Wawrinka, pois não converteu nenhum dos 4 MPs a favor. Se não fosse assim, teriam que conceder o AUSOPEN 2009 pro Federer, pois foi superior durante todo o jogo e teve mais pontos que o Nadal.

      Mas bem… como você disse, o Wawrinka não iria se esforçar pela Davis, não é? Não somente se esforçou, como foi até mais importante ainda do que Federer não Final.

      As pessoas que odeiam algum jogador preferem criar turbulencias e torcer os dedos contra

      Reply
  2. Eddy Beutter

    Prezado Sr. Chiquinho, permite-me de comentar este seu blog que está muito equivocado, longe da realidade. Acabei de voltar de Londres, ondè eu tive a oportunidade de ver os ultimos 2 jogos do Federer (contro Murray e contro Stan). Como amigo do Roger e do Stan, foi convidade de assistir a semi entre eles na loja deles, do lado de Pierre (Paganini) trenador fisico dos dois. Mirka se comportou normalmente, apoiando seu marido, mas nenhum momento chamou Cry, baby cry para Stan. Alias, se Mirka fala com Stan é em Françes e não em Inglés O comportamente e dos outros das familias de Roger e do Stan foi bem mais comportado que se observa muitas vezes na equipes de Murray, Djoko, Rafa e Del Poltro, sem falar da torcida Brasileira no ultimo jogo da copa Davis contro Equador! Agora quando você fala da Lynette e Mirka, mais uma vez você está errado. O dois mulheres são muito unidas. Você acha que gerar uma vida familial com 4 crianças daria certo com conflitos? Nunca! As tarefas dos dois são claramente defindos em comun acordo, Lynette é resposável da logostica e Mirka é assessora de imprensa, as finanças são tercericados. Por favor não repita as artigos que você lé nos tabloids inglés (quem eliminou Murray em Londras?), mas se informa devidamente. Roger e Stan são e continuem ser amigos. Se fossé o contrário, você acha que Roger, que tem um contrato exclusivo com Pierre Paganini, deixaria ele treinar também o Stan? Obrigado pela attenção

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Soh vc nao ouviu. Mas vc tem razao ela falou em frances. Nao tenho dividas, assim como o mundo nao tem duvidas do aparte de Mirka

      Reply
  3. Marcelo

    Olá Chiquinho,
    Como as pessoas às vezes são punidas por falarem a verdade! Eu moro nos EUA, sou assinante do Tennis Channel e assisto todos torneios. O Wawrinka é um “cry baby” (bebê chorão). Já vi vários jogos em que ele faz reclamações efusivas com os juizes e os desrespeita na frente de todo mundo. É um dos reis do “temper tantrums”, que se você pesquisar no Google verá um link da Clínica Mayo explicando como isso acontece com bebês. Ela só falou a verdade que já vimos tantas vezes.
    Grande abraço,
    Marcelo

    Reply
  4. Lucas Rodrigues

    Chiquinho, boa tarde.

    Sim, o árbitro é francês, mas aquele diálogo específico do Stan com ele foi em inglês, então não sei qual a relevância da informação no seu texto. Você expôs também bastante coisa que não é de conhecimento dos fãs do Federer aqui no Brasil, então acho que seria bacana contextualizar e citar fontes dos episódios envolvendo a Mirka, para não parecerem palavras ao vento. Curioso é que em todos os torneios que Dona Linette comparece, a mesma senta exatamente ao lado da nora, e sofrem juntas, trocando olhares aflitos nos momentos mais importantes. Não dão indicativo nenhum de que possa haver algo entre elas.

    Um abraço!

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Nao Rodrigues … os videos colocaram legendas em o ingles mas tanto Stan como Roger se comunicavam com o arbitro em frances. Lembra da reclamacao do Federer no erro da contagem.

      Reply
  5. rafael

    Informações e achismos parecendo todos ter saído desses tablóides de fofoca baratos…até aqui não vi nenhuma atitude fora do normal de uma esposa de um jogador altamente competitivo…se fosse a minha mulher gritaria, falaria e xingaria muito mais e durante o jogo inteiro…e caso fosse parte dos conhecimentos da mesma, seria perfeito que ela fosse “manager” de minha carreira…Notícias e especulações puramente colocadas para desestabilizar bons ambientes, como estamos cansados de observar. Tudo tomou essa proporção pela incapacidade emocional do Stan de fechar a partida contra Roger…se ele tivesse ganho o jogo nada disso estaria dendo colocado…

    Reply
  6. João Costa

    Chiquinho,

    O que foi divulgado em alguns sites foi um vídeo da Miroslava chamando o Wawrinka de “Cry Baby”. Fora esta ofensa, houve outra, por exemplo em francês q os microfones não tenham captado? (Por favor me relate, rsrss).

    Sobre a discussão nos vestiários, ela ocorreu antes ou após o jogo.

    Abçs.

    João

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Alguma coisa como pleure bebe, meio ofensivo, especiaemte vindo de onde
      veio. Ela deve saber o que doi para o Wawrinka

      Reply
  7. Henrique Farinha

    Chiquinho, na minha experiência de acompanhar torneios juvenis e profissionais, já vi coisa bem pior acontecer. Lembra-se do pai de Nadal esmurrando a mureta e soltando palavrões pra quem quisesse ouvir quando Nadal perdeu o saque pro Djoko em Wimbledon/2011?!… Aquilo foi muito pior, ainda que no intervalo entre os pontos. Ou quando o pai de Djoko salta da cadeira, esmurra o ar, grita etc.? Melhor que poucos sabem o significado das palavras em sérvio… De todo modo um comportamento condenável.
    Nessa minha vivência, o que acabei por perceber foi que, se o comportamento fica restrito ao staff ou parentes fora de quadra, a coisa é contornada com uma boa conversa. O bicho pega apenas se esse comportamento acaba por gerar mais confusão dentro, por um ou outro motivo. Parece-me que valeu a primeira alternativa e, diante disso, é bem provável que tenham se acertado. Mas a Sra. Federer terá de se comportar melhor de agora em diante, pois todo mundo estará de olho nela como nunca d’antes. Abs!

    Reply
  8. Luciana

    Nossa Chiquinho, que texto mais “Nelson Rubens” hein…expondo coisas particulares da família do Roger, muito desnecessário…. A Mirka que sempre foi tão discreta, agora virou a bruxa malvada por causa desse episódio isolado… Lamentável….

    Reply
  9. rosa torres

    Chiquinho, sinto muito!! Voce passou da conta, fazendo esse comentario a respeito do episodio na semifinal da ATP com Stan…. vai torcer para o Nadal, mais não inventa aquilo que voce não viu, isso é pura inveja do ROGER FEDERER, não tem o que escrever vai jogar tenis, falando sobre a mãe do Federer….afffmaria..

    Reply
  10. Fernando

    Torço para os dois, muito talentosos. Como a internet encoraja os valentões da internet! Não me interessa a vida pessoal deles, somente o desempenho dentro das quadras.

    Reply
  11. Rodrigo S. Cruz

    Que comentário mais infeliz desse Luis Nascimento. Qual tenista ia ser tão idiota de levar o seu físico ao limite, arriscando se machucar, pra virar uma partida complicadíssima, apenas pela maldade de eliminar um amigo e depois correr da final? Pfffff, kkkkkk.

    Reply
  12. Einstein Bohr

    Conhecendo a psicologia feminina, Mirka deve ter um problema com a esposa do Stan. Não há a menor dúvida nisso. Nesses casos, os maridos é que sofrem.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *